Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56792

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTORRES, Analucia de Lucena-
dc.contributor.authorCHAVES, Eduarda Viégas Notargiacomo-
dc.contributor.authorSANTANA, Joana Felipe Silva de-
dc.date.accessioned2024-07-19T14:25:52Z-
dc.date.available2024-07-19T14:25:52Z-
dc.date.issued2024-01-19-
dc.date.submitted2024-06-04-
dc.identifier.citationCHAVES, Eduarda Viégas Notargiacomo; SANTANA, Joana Felipe Silva de. Tecnologia educacional sobre diabetes mellitus gestacional. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56792-
dc.description.abstractDentre os principais fatores de risco presentes na gestação está a diabetes mellitus gestacional, ao qual é caracterizada pela intolerância aos carboidratos de níveis e intensidades diversos, sendo diagnosticada primeiramente na gestação, com a possibilidade de progressão no período pós-parto. Este estudo teve como objetivo a construção de uma tecnologia educacional sobre diabetes mellitus gestacional destinada à prevenção e promoção da saúde das gestantes. Estudo de caráter metodológico no qual foi utilizada as bases de dados SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Embase, CINAHL/EBSCO, BDENF, Science Direct, LILACS e Web of Science, fazendo uso dos descritores em Ciências da Saúde no período de 2013 a 2023, no idioma em português, que indicassem diabetes mellitus por meio das palavras-chave “Diabetes Mellitus Gestacional” OR “Diabetes Gestacional” AND “Tecnologia Educacional”. Tendo como critérios de inclusão os artigos originais na íntegra e como de exclusão as publicações não compatíveis com a temática. Foram identificados 709 artigos, mas apenas dois contemplaram os critérios de elegibilidade. A elaboração desse trabalho foi realizada por meio da seleção da amostra em 2 etapas: Contextualização (levantamento de indicadores através da revisão de escopo) e Desenvolvimento (discriminação dos passos para confecção da tecnologia educacional), direcionada para os cuidados no período gestacional, por meio da plataforma online Canva. Foi construída uma cartilha contendo 15 páginas, frente e verso, divididas em seis domínios, nas dimensões de 14,8 cm de largura e 21 cm de altura – folha A5, composta por informações sobre a diabetes mellitus gestacional. Em decorrência da criação de uma cartilha educativa, tanto as gestantes quanto os profissionais de saúde terão a oportunidade de acessar informações de forma prática, objetiva e didática.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiabetes Mellitus Gestacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectMaterial Educativopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleTecnologia educacional sobre diabetes mellitus gestacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8619174798071837pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3014979507329539pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4887461012049378pt_BR
dc.description.abstractxAmong the main risk factors present in pregnancy is gestational diabetes mellitus, which is characterized by carbohydrate intolerance of various levels and intensities. It is diagnosed for the first time during pregnancy, with the possibility of progression in the postpartum period. This study aimed to develop an educational technology on gestational diabetes mellitus for the prevention and health promotion of pregnant women. It was a methodological study in which the SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Embase, CINAHL/EBSCO, BDENF, Science Direct, LILACS, and Web of Science databases were used, applying descriptors in Health Sciences from 2013 to 2023, in Portuguese, that indicated diabetes mellitus through the keywords “Gestational Diabetes Mellitus” OR “Gestational Diabetes” AND “Educational Technology”. Inclusion criteria were original full articles, and exclusion criteria were publications not relevant to the topic. A total of 709 articles were identified, but only two met the eligibility criteria. This work was carried out in two stages: Contextualization (indicator survey through scope review) and Development (detailing the steps for creating the educational technology), aimed at pregnancy care, using the online platform Canva. A booklet containing 15 pages, front and back, was created, divided into six domains, with dimensions of 14.8 cm in width and 21 cm in height – A5 sheet, consisting of information on gestational diabetes mellitus. As a result of creating an educational booklet, both pregnant women and health professionals will have the opportunity to access information in a practical, objective, and didactic manner.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDUARDA VIÉGAS NOTARGIACOMO CHAVES; JOANA FELIPE SILVA DE SANTANA.pdf6,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons