Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56772

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do grau de conversão de resinas compostas utilizando diferentes fontes de LEDs : uma revisão da literatura
Autor(es): SILVA, Pâmela Cristian
Palavras-chave: Resinas compostas; Polimerização; Luzes de cura dentária
Data do documento: 18-Set-2023
Citação: SILVA, Pâmela Cristian. Avaliação do grau de conversão de resinas compostas utilizando diferentes fontes de LEDs: uma revisão da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A intensidade de luz dos fotopolimerizadores é uma das razões fundamentais para obter um melhor resultado das restaurações, podendo provocar alterações na taxa de polimerização final e gerar complicações caso exista uma alteração dos valores desta intensidade. Objetivo: Avaliar o grau de conversão (GC) de resinas compostas utilizando fotopolimerizadores com irradiâncias distintas, através de uma revisão integrativa. Metodologia: A partir da questão norteadora elaborada: “Fotopolimerizadores com irradiâncias distintas influenciam o grau de conversão das resinas compostas?” Uma pesquisa bibliográfica foi realizada no PubMed. A seguinte estratégia de busca foi aplicada: (degree of conversion) AND (composite resins) AND (curing light, dental). Foram incluídos estudos que investigaram a influência de fotopolimerizadores no GC de resinas compostas regulares. Foram recuperados 146 artigos na busca inicial, após a leitura dos títulos e resumos 33 estudos foram selecionados para leitura completa, dos quais 7 foram incluídos. Resultados: Seis artigos avaliaram o GC através da Espectroscopia Infravermelha com Transformada de Fourier (FTIR) e 1 através da calorimetria exploratória diferencial. Dentre os 6 estudos que avaliaram através do FTIR, os maiores valores de GC (55-77,9%) foram obtidos pelos LEDs com irradiância de 426 mW/cm² à 1600 mW/cm². Três artigos apresentaram maiores GC das resinas microhíbridas quando comparadas às nanoparticuladas. Houve baixa do GC em estudos que reduziram o tempo de fotoativação em 10s e 5s em irradiâncias de 1100 e 800 – 1400 mW/cm², respectivamente. Conclusão: A irradiância e o tempo de fotoativação são fatores que influenciam o grau de conversão (GC) das resinas compostas e estão associados a maiores valores de irradiância e tempo de fotoativação. Resinas compostas microhíbridas apresentam um melhor desempenho de conversão polimérica quando comparadas com as nanohíbridas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56772
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pamela Cristian Silva.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons