Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56768
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MUTZENBERG, Demétrio da Silva | - |
dc.contributor.author | KOURY, Yasmin Calado Brito Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T19:04:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T19:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | KOURY, Yasmin Calado Brito Alves. Um manifesto de rebeldia: porque jogo também é arqueologia! 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56768 | - |
dc.description.abstract | Não é fácil falar sobre o que é Arqueologia ou o que faz um arqueólogo, principalmente porque a ciência arqueológica está sempre passando por mudanças teórico-metodológicas para se adequar ao tempo e ao espaço no qual está inserida. Essa pluralidade não é ruim, pelo contrário, abre diversas possibilidades de estudo e ajuda a compreender melhor a sociedade humana, em especial quando se leva em consideração diversos aspectos e pontos de vista. Apesar disso, essa diversidade arqueológica dificilmente atinge as pessoas de fora da área, basta olhar para as produções midiáticas, que em grande parte continuam a reproduzir o arquétipo do arqueólogo Indiana Jones, algo que não condiz com a realidade, porém que está enraizado no imaginário popular. Dessa maneira, se faz necessário que a Arqueologia busque meios diferenciados para alcançar e cativar as pessoas, meios como por exemplo o Archaeogaming, a Arqueologia dos e nos videogames, e o uso de arqueojogos tanto como forma de ensino quanto de pesquisa e extensão. Afinal, os jogos possuem potencial para conectar pessoas, servir como objeto de estudo e ser uma ferramenta lúdica e interativa de ensino, propiciando uma troca mútua entre as pessoas envolvidas. Assim, o presente trabalho se propõe a discutir um pouco sobre questões teórico-metodológicas da Arqueologia, bem como a visão que as pessoas e a mídia em geral possuem sobre essa ciência. Por fim, também será abordado o uso do Archaeogaming e o desenvolvimento de um arqueojogo intitulado Onde está você?, um RPG de exploração ambientado na pré-história, que visa ser tanto uma ferramenta de ensino quanto de pesquisa e extensão. A partir dessa experiência de desenvolvimento, foram realizadas sessões de teste abertas ao público, que obtiveram um retorno favorável ao uso de jogos no meio arqueológico. | pt_BR |
dc.format.extent | 81p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Archaeogaming | pt_BR |
dc.subject | Arqueologia pública | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento de jogos | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | teoria arqueológica | pt_BR |
dc.title | Um manifesto de rebeldia: porque jogo também é arqueologia! | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CHICCA JUNIOR, Natal Anacleto | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1034475336827685 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0702140871414030 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It's not easy to talk about what Archaeology is or what an archaeologist does, mainly because the archaeological science is constantly undergoing theoretical and methodological changes to adapt to the time and space in which it is situated. This plurality is not detrimental; on the contrary, it opens up various possibilities for study and helps better understand human society, especially when considering diverse aspects and points of view. Despite this, this archaeological diversity rarely reaches people outside the field. Media productions, for example, largely continue to reproduce the "Indiana Jones" archeologist stereotype: something that doesn't align with reality but is deeply rooted in popular imagination. Thus, it becomes necessary for archaeology to seek differentiated means to reach and captivate people, means such as "Archaeogaming" – the archaeology of and in video games – and the use of archaeogames both as a form of teaching and research and extension. After all, games have the potential to connect people, be useful as a study object, and be a playful and interactive teaching tool, fostering mutual exchange among those involved. Therefore, this paper aims to discuss some theoretical and methodological issues of archaeology, as well as the perception that people and the media in general have about this science. Finally, the use of Archaeogaming and the development of an archaeogame titled Onde está você? ("Where are you?"), an exploration RPG set in prehistory that aims to be both a teaching and research and extension tool, will also be addressed. Based on this development experience, open public testing sessions were conducted, receiving favorable feedback regarding the use of games in the archaeological field." | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DArq) - Departamento de Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Arqueologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4342813292707097 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arqueologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Yasmin Calado Brito Alves Koury.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons