Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56768

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMUTZENBERG, Demétrio da Silva-
dc.contributor.authorKOURY, Yasmin Calado Brito Alves-
dc.date.accessioned2024-07-18T19:04:12Z-
dc.date.available2024-07-18T19:04:12Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.date.submitted2024-04-01-
dc.identifier.citationKOURY, Yasmin Calado Brito Alves. Um manifesto de rebeldia: porque jogo também é arqueologia! 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56768-
dc.description.abstractNão é fácil falar sobre o que é Arqueologia ou o que faz um arqueólogo, principalmente porque a ciência arqueológica está sempre passando por mudanças teórico-metodológicas para se adequar ao tempo e ao espaço no qual está inserida. Essa pluralidade não é ruim, pelo contrário, abre diversas possibilidades de estudo e ajuda a compreender melhor a sociedade humana, em especial quando se leva em consideração diversos aspectos e pontos de vista. Apesar disso, essa diversidade arqueológica dificilmente atinge as pessoas de fora da área, basta olhar para as produções midiáticas, que em grande parte continuam a reproduzir o arquétipo do arqueólogo Indiana Jones, algo que não condiz com a realidade, porém que está enraizado no imaginário popular. Dessa maneira, se faz necessário que a Arqueologia busque meios diferenciados para alcançar e cativar as pessoas, meios como por exemplo o Archaeogaming, a Arqueologia dos e nos videogames, e o uso de arqueojogos tanto como forma de ensino quanto de pesquisa e extensão. Afinal, os jogos possuem potencial para conectar pessoas, servir como objeto de estudo e ser uma ferramenta lúdica e interativa de ensino, propiciando uma troca mútua entre as pessoas envolvidas. Assim, o presente trabalho se propõe a discutir um pouco sobre questões teórico-metodológicas da Arqueologia, bem como a visão que as pessoas e a mídia em geral possuem sobre essa ciência. Por fim, também será abordado o uso do Archaeogaming e o desenvolvimento de um arqueojogo intitulado Onde está você?, um RPG de exploração ambientado na pré-história, que visa ser tanto uma ferramenta de ensino quanto de pesquisa e extensão. A partir dessa experiência de desenvolvimento, foram realizadas sessões de teste abertas ao público, que obtiveram um retorno favorável ao uso de jogos no meio arqueológico.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArchaeogamingpt_BR
dc.subjectArqueologia públicapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectteoria arqueológicapt_BR
dc.titleUm manifesto de rebeldia: porque jogo também é arqueologia!pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCHICCA JUNIOR, Natal Anacleto-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1034475336827685pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0702140871414030pt_BR
dc.description.abstractxIt's not easy to talk about what Archaeology is or what an archaeologist does, mainly because the archaeological science is constantly undergoing theoretical and methodological changes to adapt to the time and space in which it is situated. This plurality is not detrimental; on the contrary, it opens up various possibilities for study and helps better understand human society, especially when considering diverse aspects and points of view. Despite this, this archaeological diversity rarely reaches people outside the field. Media productions, for example, largely continue to reproduce the "Indiana Jones" archeologist stereotype: something that doesn't align with reality but is deeply rooted in popular imagination. Thus, it becomes necessary for archaeology to seek differentiated means to reach and captivate people, means such as "Archaeogaming" – the archaeology of and in video games – and the use of archaeogames both as a form of teaching and research and extension. After all, games have the potential to connect people, be useful as a study object, and be a playful and interactive teaching tool, fostering mutual exchange among those involved. Therefore, this paper aims to discuss some theoretical and methodological issues of archaeology, as well as the perception that people and the media in general have about this science. Finally, the use of Archaeogaming and the development of an archaeogame titled Onde está você? ("Where are you?"), an exploration RPG set in prehistory that aims to be both a teaching and research and extension tool, will also be addressed. Based on this development experience, open public testing sessions were conducted, receiving favorable feedback regarding the use of games in the archaeological field."pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Arqueologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DArq) - Departamento de Arqueologia pt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Arqueologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4342813292707097pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Yasmin Calado Brito Alves Koury.pdf2,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons