Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMALHO, Geber Lisboa-
dc.contributor.authorSANTOS, João Ricardo dos-
dc.date.accessioned2024-07-18T16:42:39Z-
dc.date.available2024-07-18T16:42:39Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, João Ricardo dos. Proposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Roblox. 2024. 41 p. TCC (Graduação) - Curso de Ciencia da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56765-
dc.description.abstractA temática do Metaverso tem sido bastante noticiada nos últimos anos, sendo o Meta (antigo Facebook) um dos propagadores com mais reconhecimento do público, entretanto também vemos a materialização desse conceito em plataformas de jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite, entre outros. Os impactos desse conceito têm sido bastante discutidos em áreas diversas, como as mídias sociais, no ensino, relações de trabalho e em especial, na forma de jogar. Por outro lado, o Metaverso também traz desafios relacionados à forma de fazer jogos. Os desafios escolhidos para analisarmos foram: A natureza inerentemente multiplayer; Uso do Roblox como plataforma de desenvolvimento e distribuição; Roblox como Metaverso com economia própria. Para isso utilizamos a metodologia Action Research, conhecida como pesquisa-ação, que utiliza uma abordagem que combina a pesquisa acadêmica com ação prática. Com os dados coletados por um questionário e das nossas observações durante as intervenções no jogo dos registros de alterações, propomos uma lista de boas práticas e recomendações para o desenvolvimento de jogos no Roblox, para desenvolvedores que estão transacionando ou iniciando nessa nova plataforma de desenvolvimento.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaversopt_BR
dc.subjectRobloxpt_BR
dc.subjectWeb 3.0pt_BR
dc.titleProposição de boas práticas para o desenvolvimento de jogos no metaverso Robloxpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Marco Túlio Caraciolo Ferreira-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8578268481396551pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9783292465422902pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8074343308903576pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Ricardo dos Santos.pdf465,68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons