Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56725

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Priscila Vasconcelos-
dc.contributor.authorLacerda, Melissa Correia-
dc.date.accessioned2024-07-17T18:09:54Z-
dc.date.available2024-07-17T18:09:54Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2024-01-15-
dc.identifier.citationLACERDA, Melissa Correia. Território, Trajetórias e Corpo na Dança do Ventre: Um Estudo de Caso na Cidade do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56725-
dc.description.abstractAo considerar que a geografia é uma ciência que nunca se basta, pois está sempre em movimento, podemos analisar a possibilidade de comunicação entre as duas linguagens que se mostram distintas uma da outra. Enquanto a perspectiva geográfica refere-se ao meio de vivência onde os seres humanos transmitem suas marcas do cotidiano conforme sua visão de mundo se modifica, a dança tende a explorar o espaço por intermédio do palco da vida. Se por um lado a geografia implica no princípio da ciência pensante, a dança inspira a vontade de sentir. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa é compreender a relação entre território, trajetória e corpo na dança do ventre. Tendo como objetivos específicos: investigar a imigração árabe na cidade do Recife; analisar a distribuição geográfica das escolas de dança do ventre na capital e compreender como se deu o processo de apropriação cultural. A metodologia emprega a abordagem caracterizada como qualitativa e quantitativa, com o propósito do cumprimento dos objetivos específicos. Foram aplicados formulários online em doze escolas de dança do ventre, subdivididos em três categorias distintas: Grupo Imigração, composto por Descendentes Árabes e Profissionais Veteranos; Grupo Disseminação, formado por Professores Gestores de Escolas de Dança do Ventre e o Grupo Apropriação, constituído por Praticantes da Dança do Ventre. Considerados os três grandes atos, cada uma das fases revelou a importância desta temática, que vai além da perspectiva de que a geografia não se basta, pois atribui significativo interesse quanto à evolução acadêmica da área cultural, visto que esta permite difundir a expressão artística através do espaço vivido, revelando valores de herança cultural.pt_BR
dc.format.extent63pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDança do Ventrept_BR
dc.titleTerritório, Trajetórias e Corpo na Dança do Ventre: Um Estudo de Caso na Cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7821835913754337pt_BR
dc.description.abstractxWhen considering that geography is a science that is never enough, as it is always in motion, we can analyze the possibility of communication between the two languages that are distinct from each other. While the geographical perspective refers to the means of experience where human beings transmit their marks of everyday life as their worldview changes, dance tends to explore space through the stage of life. If, on the one hand, geography implies the principle of thinking science, dance inspires the will to feel. Given this context, the objective of this research is to understand the relationship between territory, trajectory and body in belly dancing. With the following specific objectives: to investigate Arab immigration in the city of Recife; analyze the geographical distribution of belly dancing schools in the capital and understand how the process of cultural appropriation took place. The methodology employs the approach characterized as qualitative and quantitative, with the purpose of fulfilling the specific objectives. Online forms were applied in twelve belly dance schools, subdivided into three distinct categories: Immigration Group, composed of Arab Descendants and Veteran Professionals; Dissemination Group, made up of Manager Teachers of Belly Dance Schools and the Appropriation Group, made up of Practitioners of Belly Dance. Considering the three great acts, each of the phases revealed the importance of this theme, which goes beyond the perspective that geography is not enough, as it attributes significant interest in terms of the academic evolution of the cultural area, since this allows for the dissemination of artistic expression through lived space, revealing cultural heritage values.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Melissa_Correia_Lacerda_07-01-2024-pdf.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons