Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56670
Share on
Title: | Parlamentares jovens enfatizam mais a temática ambiental em seus discursos? : evidências do Brasil |
Authors: | PASTICK, Júlia Cardoso Lima |
Keywords: | Juventude; Meio ambiente; Discursos parlamentares; Texto como dado |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Citation: | PASTICK, Júlia. Parlamentares jovens enfatizam mais a temática ambiental em seus discursos?: evidências do Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Parlamentares jovens enfatizam mais o meio ambiente em seus discursos legislativos? Este trabalho analisa o impacto da idade sobre a ênfase temática em questões ambientais no Brasil. Em particular, testa-se a hipótese originalmente proposta por Debus e Himmelrath (2022) de que deputados mais jovens exibem, em média, maior ênfase ambiental do que parlamentares mais velhos. O desenho de pesquisa aplica o método do dicionário para examinar uma amostra de 184.442 discursos parlamentares proferidos por 1.665 deputados federais entre 2003 e 2022. Os principais resultados indicam que parlamentares mais jovens de fato falam mais sobre questões ambientais. Esses resultados são consistentes mesmo controlando por ideologia e gênero, e considerando diferentes distribuições estatísticas (Poisson, binomial negativa e zero inflacionado). Esta pesquisa avança nossa compreensão sobre a influência de características pessoais dos parlamentares sobre seu comportamento político e, mais especificamente, sua comunicação política. O trabalho pode fundamentar outros estudos sobre comunicação e comportamento político da juventude parlamentar brasileira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56670 |
Appears in Collections: | (TCC) - Ciência Política (Relações Internacionais) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
julia_pastick_tcc.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License