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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56660

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Vívivian Alburqueque da-
dc.date.accessioned2024-07-12T14:35:22Z-
dc.date.available2024-07-12T14:35:22Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Vívian Albuquerque da. Educação e saúde na escola: uma sequência didática sobre o tema transversal sexualidade com estudante do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56660-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades de uma Sequência Didática com o desenvolvimento de oficina pedagógica mediante discussões sobre a Educação Sexual no eixo Sexualidade com estudantes da educação básica. A educação para a sexualidade procura orientar o indivíduo para os cuidados com o corpo, mediante informações e o desenvolvimento de práticas que estimule o sujeito a ressignificar condutas e valores, visando estabelecer o respeito asdiferenças e a melhoria da saúde mental e relações sociais. A proposta envolve uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva por meios de oficinas pedagógicas e uso de fantoches, visando flexõessobre a temática sexo e sexualidade, chamando a atenção para a responsabilidadede cuidar da saúdecorporal, mental e social. A SD foi aplicada para um total de 30 estudantes do 3o Ano do ensino médio, cujo resultado permitiu observar a importância dos debates diante da temática abordada, ressaltando que a falta de orientação sexual na família e, ou uso indiscriminado de informação pormeio da Internet ou amigos podem levar os adolescentes a obterem informações equivocadas, porsua vez, a escola se configura num espaço importante para promoção de saúde e reflexão de suasatitudes e valores. Contudo, percebeu-se que durante a sequência foi possível ocorrer a aprendizagem acerca dos conceitos estudados, evidenciados diante da participação nos debates e oficinas pedagógicas. Por fim, salienta-se que o ensino da Educação Sexual vai além de ensinar o papel biológico, necessitando, portanto, que o professor seja mediador na formação social dos jovens e dessa forma, contribua para as tomadas de decisão, e por consequência, evidencia-se a importância dos espaços educacionais em promover a dialogicidade desse tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação e saúde na escola : uma sequência didática sobre o tema transversal sexualidade com estudante do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLattes//lattes.cnpq.br/3379868315287664pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the potential of a Didactic Sequence with the development of a pedagogical workshop through discussions on Sexual Education in the Sexuality axis with basic education students. Sexuality education seeks to guide the individual in caring for their body, through information and the development of practices that encourage the subject to re-signify behaviors and values, aiming to establish respect for differences and improve mental health and social relationships. The proposal involves a qualitative, descriptive approach through pedagogical workshops and the use of puppets, aiming to reflect on the topic of sex and sexuality, drawing attention to the responsibility of taking care of bodily, mental and social health. The SD was applied to a total of 30 students in the 3rd year of high school, the result of which allowed us to observe the importance of debates regarding the topic addressed, highlighting the lack of sexual orientation in the family and, or indiscriminate use of information through the Internet or friends can lead teenagers to obtain misleading information, in turn, school is an important space for health promotion and reflection on their attitudes and values. However, it was noticed that during the sequence it was possible to learn about the concepts studied, evidenced by participation in debates and pedagogical workshops. Finally, it should be noted that the teaching of Sexual Education goes beyond teaching the biological role, therefore requiring the teacher to be a mediator in the social formation of young people and, in this way, contribute to decision-making, and consequently, evidence The importance of educational spaces in promoting the dialogue of this topic is highlighted.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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DISSERTAÇÃO Vivian Abulquerque da Silva .pdf
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