Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56610
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Saulo Cabral dos | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Glauciele Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T16:14:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T16:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Glauciele Souza de. Instruções de saúde bucal para deficientes visuais: uma construção coletiva. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado em odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56610 | - |
dc.description.abstract | A higiene bucal é fundamental para a preservação do bem-estar de um indivíduo, influenciando na saúde sistêmica do mesmo. Para a realização dessa atividade é necessário que a pessoa tenha habilidades psicomotoras e audiovisuais. Entretanto, os deficientes visuais, ou seja, aqueles que perderam total ou parcialmente o campo visual, precisam de instruções inclusivas para que assim possam ter autonomia no seu autocuidado referente à saúde bucal. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consistiu em avaliar o nível de satisfação dos deficientes visuais com os cirurgiões-dentistas, analisar a correlação do nível de escolaridade e de deficiência frente a dificuldade ao acesso à educação em saúde bucal, bem como interagem com as mídias sociais, culminando com a elaboração coletiva de uma cartilha de saúde bucal em parceria com o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. Para tanto, essa pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, CAAE: 64447522.0.0000.5208, resolução Nº 466/12, cuja amostra compreendeu indivíduos com baixa visão ou cegos, com a idade entre 18 e 70 anos, e os critérios de exclusão se limitaram aos que não eram credenciados na instituição parceira ou possuíam múltiplas deficiências. Com isso, o trabalho foi dividido em duas fases, a primeira consistiu na aplicação de formulários, sobre saúde bucal e dados sociodemográficos dos participantes. A segunda etapa consistiu de 5 oficinas para discussão e elaboração da cartilha de saúde bucal. Sendo assim, foi constatado que a comunicação entre os deficientes visuais e os cirurgiões-dentistas foi considerada boa ou ótima, em 94,7% dos entrevistados, concomitantemente, 10,5%, sugeriram uma melhor organização e condução espacial do indivíduo na hora do atendimento. Como produto final foi confeccionada de forma coletiva por profissionais da odontologia e um grupo de pessoas cegas e com baixa visão, uma cartilha de saúde bucal em braile e em letras ampliadas com enfoque preventivo das doenças bucais mais prevalentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | baixa visão | pt_BR |
dc.subject | saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | higiene bucal | pt_BR |
dc.subject | educação em saúde bucal | pt_BR |
dc.title | Instruções de saúde bucal para deficientes visuais : uma construção coletiva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6727495100157693 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2662699864600631 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Oral hygiene is essential for preserving an individual's well-being, influencing their systemic health. To carry out this activity, the person must have psychomotor and audiovisual skills. However, visually impaired people, that is, those who have totally or partially lost their visual field, need inclusive instructions so that they can have autonomy in their self-care regarding oral health. Therefore, the objective of this work was to evaluate the level of satisfaction of visually impaired people with dental surgeons, analyze the correlation between the level of education and disability in relation to the difficulty in accessing oral health education, as well as how they interact with the media. social issues, culminating in the collective creation of an oral health booklet in partnership with the Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz. To this end, this research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco, CAAE: 64447522.0.0000.5208, resolution Nº. 466/12, whose sample comprised individuals with low vision or blind, aged between 18 and 70 years, and the exclusion criteria were limited to those who were not accredited at the partner institution or had multiple disabilities. Therefore, the work was divided into two phases, the first consisting of the application of forms on oral health and sociodemographic data of the participants. The second stage consisted of 5 workshops to discuss and prepare the oral health booklet. Therefore, it was found that communication between visually impaired people and dental surgeons was considered good or excellent, in 94.7% of those interviewed, at the same time, 10.5% suggested better organization and spatial guidance of the individual at the time of surgery. service. The final product was created collectively by dental professionals and a group of blind and visually impaired people, an oral health booklet in Braille and enlarged letters with a preventive focus on the most prevalent oral diseases. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Odontologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DCOP) - Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1912-405X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Odontologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Glauciele Souza de Santana.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons