Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56558
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Janete Maria Lins de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Karina Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T15:34:27Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28T15:34:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Karina Santos do. Atuação do Ministério Público na garantia do direito à educação na cidade do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56558 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve por objetivo analisar ações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na busca do enfrentamento da evasão escolar, sobretudo na rede municipal de ensino da cidade do Recife Focalizamos a atuação desse Ministério na busca da garantia do direito a educação através, especificamente, da análise do projeto Voltei (Verificação Oficial Limitadora das Taxas de Evasão e Infrequência) que vem sendo desenvolvido no estado de Pernambuco pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Direito Humano à Educação (CAOP Educação), órgão pertencente ao MPPE, em conjunto com outras instituições. A pesquisa, de natureza qualitativa, se apoia numa discussão sobre os conceitos de direito a educação, de evasão escolar e na análise da legislação brasileira pertinente, vista de uma perpectiva histórica. Com base nesses elementos, realizamos o levantamento e a análise documental de documentos próprios do Projeto Voltei, cujos resultados foram cotejados com a análise de dados obtidos através da aplicação de questionário e entrevista junto a sete sujeitos pertencentes a instituições envolvidas com o Projeto em destaque: dois sujeitos do Ministério Público de Pernambuco (do CAOP Educação), dois da Secretaria de Educação do Recife responsáveis pelo Voltei, e junto a três gestores de escolas da rede municipal de ensino do Recife. Os resultados revelam forte empenho do MPPE na obtenção de informações sobre a infrequência, abandono e evasão escolar; os documentos registram a existência de uma rede de instituições voltadas, de princípio, para atuarem de modo compartilhado no Projeto com diferentes papéis indicando que o Ministério, por essa ação, tem buscado cumprir suas obrigações constitucionais com relação à garantia do direito a educação. Os gestores e gestoras pesquisados demonstraram possuir uma concepção positiva do Voltei, por compreenderem que é um instrumento importante na procura do enfrentamento à evasão escolar. Observamos, também, que a Secretaria de Educação possui uma estrutura e uma rotina bem estruturadas para o desenvolvimento do Voltei, o que inclui procedimentos e rotinas presentes no interior das escolas voltadas para o levamento e envio de dados sobre a frequência/infrequência dos estudantes. Contudo, gestores das escolas e reponsáveis pelo Voltei na Secretaria de Educação consideram pouco efetivo o desempenho dos papéis que cabem as demais instituições envolvidas, no sentido de ações construídas, a partir dos dados disponibilizados, para o efetivo retorno dos estudantes para a escola, conforme previsto nos documentos norteadores do Projeto, indicando a necessidade de aprimoramento no desempenho das ações compartilhadas. o que requer o aprimoramento do Projeto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Projeto Voltei | pt_BR |
dc.title | Atuação do Ministério Público na garantia do direito à educação na cidade do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4925154154400129 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2766463108709023 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aimed to analyze actions of the Public Ministry of Pernambuco (MPPE) in the search for the confrontation of school dropout, especially in the municipal school system of the city of Recife We focus on the performance of this Ministry in the search for the guarantee of the right to education through, specifically, the analysis of the Voltei project (Official Verification Limiting the Rates of Dropout and Infrequency) that has been developed in the state of Pernambuco by the Center for Operational Support to the Prosecutors for the Defense of the Human Right to Education (CAOP Educação), an organ belonging to the MPPE, together with other institutions. The research, of a qualitative nature, is based on a discussion on the concepts of the right to education, school dropout and the analysis of the pertinent Brazilian legislation, seen from a historical perspective. Based on these elements, we carried out the survey and documentary analysis of documents of the Voltei Project, whose results were compared with the analysis of data obtained through the application of a questionnaire and interview with seven subjects belonging to institutions involved with the highlighted Project: two subjects of the Public Ministry of Pernambuco (CAOP Education), two from the Department of Education of Recife responsible for Voltei, and together with three managers of schools of the municipal school system of Recife. The results reveal a strong commitment of the MPPE to obtain information on infrequency, dropout and school dropout; the documents record the existence of a network of institutions aimed, in principle, to act in a shared way in the Project with different roles indicating that the Ministry, by this action, has sought to fulfill its constitutional obligations regarding the guarantee of the right to education. The managers surveyed demonstrated to have a positive conception of Voltei, because they understand that it is an important instrument in the search for coping with school dropout. We also observed that the Department of Education has a well-structured structure and routine for the development of Voltei, which includes procedures and routines present within schools aimed at taking and sending data on the frequency/infrequency of students. However, school managers and those responsible for Voltei in the Department of Education consider the performance of the roles that fit the other institutions involved to be ineffective, in the sense of actions built, from the data available, for the effective return of students to school, as provided for in the guiding documents of the Project, indicating the need for improvement in the performance of shared actions. which requires the improvement of the Project. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Karina Santos do Nascimento.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons