Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56553

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Rodrigo José Pires-
dc.contributor.authorSILVA NETO, José Joaquim da-
dc.date.accessioned2024-06-28T13:15:45Z-
dc.date.available2024-06-28T13:15:45Z-
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Joaquim da. Avaliação de uma política de dimensionamento de sobressalentes baseado no NSGA-II aplicado na manutenção de veículos em operações militares. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56553-
dc.description.abstractPara manter uma operação eficiente, com alto índice de disponibilidade, os custos de manutenção têm impacto significativo na gestão de uma frota. Seja no setor público ou privado, esses custos tendem a aumentar na medida em que aumenta o tempo de vida dos veículos, máquinas e equipamentos sobre os quais se tem gestão. O presente trabalho apresenta a avaliação de uma política de dimensionamento de sobressalentes baseada no algoritmo genético multiobjetivo NSGA-II, aplicado na manutenção corretiva de veículos em um contexto de operações militares. Diante de um cenário de orçamento limitado, o apoio à decisão das aquisições busca um portfólio de itens com menor custo e maior nível de serviço, de maneira que tais níveis de estoque não sejam superados por uma futura demanda de falhas. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se evidenciar que a utilização do NSGA- II no dimensionamento de sobressalentes apresentou um impacto operacional e econômico, com uma maior racionalização nas aquisições, estimando-se uma redução de 25% do nível médio de estoque de peças, equivalendo aproximadamente a uma diminuição de 135 mil reais de capital parado, uma vez que foi capaz de melhorar significativamente a gestão de peças de reposição, apresentando um indicativo de aquisição de peças, diminuindo a probabilidade de ruptura do estoque e o tempo total de reparo, uma vez que há uma menor incidência de interrupções por falta de peças. O modelo pode ser replicado em outras organizações que atuam na manutenção de frota ou outros equipamentos com multicomponentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectGestão da manutençãopt_BR
dc.subjectGestão de estoquespt_BR
dc.subjectNSGA-IIpt_BR
dc.subjectOperações militarespt_BR
dc.subjectSobressalentespt_BR
dc.titleAvaliação de uma política de dimensionamento de sobressalentes baseado no NSGA-II aplicado na manutenção de veículos em operações militarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8185002425525430pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8895667604896314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxTo maintain an efficient operation, with a high level of availability, maintenance costs have a significant impact on the management of a fleet. Whether in the public or private sector, these costs tend to increase as the lifespan of the vehicles, machines and equipment over which they are managed increases. The present work presents the evaluation of a spare parts sizing policy based on the NSGA-II multi-objective genetic algorithm, applied to the corrective maintenance of vehicles in a context of military operations. Faced with a limited budget scenario, procurement decision support seeks a portfolio of items with lower cost and higher level of service, so that such stock levels are not exceeded by future demand for failures. Among the main contributions of the research, it can be seen that the use of NSGA-II in sizing spare parts had an operational and economic impact, with greater rationalization in acquisitions, estimating a 25% reduction in the average level of parts stock, approximately equivalent to a decrease of 135 thousand reais in idle capital, as it was able to significantly improve the management of spare parts, presenting an indication of parts acquisition, reducing the probability of stock rupture and the total repair time, as there is a lower incidence of interruptions due to lack of parts. The model can be replicated in other organizations that work in fleet maintenance or other multi-component equipment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Joaquim da Silva Neto.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons