Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56541

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de-
dc.date.accessioned2024-06-28T12:01:26Z-
dc.date.available2024-06-28T12:01:26Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de. Um laboratório na palma das mãos: o aplicativo Suíte GeoGebra como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56541-
dc.description.abstractEste estudo aborda o significado frequentista da probabilidade e emerge da inquietação quanto ao ensino e aprendizagem deste tópico na Educação Básica. Dado o caráter altamente experimental da probabilidade frequentista, indagamos sobre quais as possibilidades do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nesta direção, este estudo tem como objetivo identificar as contribuições e as limitações do aplicativo Suíte GeoGebra para dispositivos móveis, inserido numa composição de orquestrações instrumentais, como instrumento para a aprendizagem do significado frequentista da probabilidade. Nessa conjuntura, o estudo se ampara nos pressupostos do marco teórico sobre a epistemologia do conceito de probabilidade e seus diferentes significados a partir da literatura atual. A constituição dos dados se deu por meio da execução de uma composição de orquestrações instrumentais com quatro estudantes do Ensino Médio, elaborada para uma progressiva construção do significado frequentista da probabilidade, à medida em que se mobilizam, também, os seus demais significados. Para tanto, o desenho metodológico contou com três etapas. Na primeira etapa, utilizou-se uma variação do jogo corrida de cavalos com dois dados como ponto de partida para estudar o experimento aleatório de lançar dois dados tetraédricos e calcular a soma dos resultados. Na segunda etapa, utilizando o aplicativo Suíte GeoGebra, realizaram-se simulações computacionais para reproduzir o lançamento dos dados e calcular as frequências relativas de cada resultado, assim como a construção de tabelas e gráficos dinâmicos. Na terceira etapa, conclui-se sobre a convergência das frequências relativas para as probabilidades teóricas. A análise dos dados se deu por meio de uma microanálise interpretativa, fundamentada na análise microgenética. Por meio da análise dos dados, revelou-se que o aplicativo Suíte GeoGebra se tornou um efetivo instrumento para a aprendizagem da probabilidade frequentista, inserido em uma composição de orquestrações instrumentais elaborada para este fim, dispondo de elementos que facilitaram esta aprendizagem, embora dispusesse de outros elementos que a limitaram.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)pt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectMultimídia interativa – Educaçãopt_BR
dc.subjectOrquestração instrumentalpt_BR
dc.titleUm laboratório na palma das mãos : o aplicativo Suíte GeoGebra como instrumento de aprendizagem do significado frequentista da probabilidadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8726942342074721pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study addresses the frequentist meaning of probability and emerges from concerns regarding the teaching and learning of this topic in Basic Education. Given the highly experimental nature of frequentist probability, we asked about the possibilities of the GeoGebra Suite application for mobile devices as an instrument for learning the frequentist meaning of probability. In this sense, this study aims to identify the contributions and limitations of the GeoGebra Suite application for mobile devices, inserted in a composition of instrumental orchestrations, as an instrument for learning the frequentist meaning of probability. At this juncture, the study is based on the assumptions of the theoretical framework on the epistemology of the concept of probability and its diferente meanings based on current literature. The data was created through the execution of a composition of instrumental orchestrations with four high school students, designed for a progressive construction of the frequentist meaning of probability, as its other meanings are also mobilized. To this end, the methodological design consisted of three stages. In the first stage, a variation of the horse racing game with two dice was used as a starting point to study the random experiment of rolling two tetrahedral dice and calculating the sum of the results. In the second stage, using the GeoGebra Suite application, computer simulations were carried out to reproduce the data entry and calculate the relative frequencies of each result, as well as the construction of dynamic tables and graphs. In the third stage, the conclusion is drawn about the convergence of relative frequencies to theoretical probabilities. Data analysis was carried out through an interpretative microanalysis, based on microgenetic analysis. Through data analysis, it was revealed that the GeoGebra Suite application became an effective instrument for learning frequentist probability, inserted in a composition of instrumental orchestrations designed for this purpose, featuring elements that facilitated this learning, although it had Other elements that limited it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anthonny Ewerton Marinho de Vasconcelos.pdf4,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons