Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56517

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFrancisco Sá Barreto dos Santos, Francisco-
dc.contributor.authorAna Beatriz Nicacio Vieira da Cunha, Ana-
dc.date.accessioned2024-06-26T14:50:44Z-
dc.date.available2024-06-26T14:50:44Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationCUNHA, Ana Beatriz Nicacio Vieira da. O FREVO NA FÁBRICA DE DISCOS ROZENBLIT: conexões entre materialidade e imaterialidade na salvaguarda do patrimônio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Museologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56517-
dc.description.abstractO frevo, surgido no final do século XIX, na cidade do Recife, em meio à agitação social e às mudanças políticas da época, é uma manifestação cultural que detém diversos elementos. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2007 e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012, o frevo também é um bem coletivo valorizado antecedente à sua regulamentação. Nesse sentido, a Fábrica de Discos Rozenblit, iniciativa de José Rozenblit em 1954, teve papel importante na promoção e distribuição do frevo, com a criação do selo Mocambo, a Fábrica contribuiu para a gravação e distribuição de ritmos nordestinos, principalmente dos frevos, superando desafios locais e ajudando a difundir o ritmo pelo Brasil. Porém, a trajetória da Fábrica foi interrompida por enchentes entre 1965 e 1977, que ocorreram em Recife, culminando na destruição de máquinas, documentos e matrizes de discos de frevo, principalmente com a enchente de 1975. Apesar das tentativas de reestruturação, a Fábrica encerrou as operações. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é investigar de que forma o patrimônio imaterial viabilizado e estimulado pela Fábrica de Discos Rozenblit (um campo cultural do frevo) foi afetado pela perda do acervo documental e fonográfico da referida Fábrica, e, do fechamento dela, em decorrência das enchentes que ocorreram entre 1965 e 1977 no Recife. Além disso, há uma carência de materiais publicados sobre a Rozenblit, evidenciando a importância de oxigenar a temática com novas abordagens e materiais para que cada vez mais a Fábrica esteja em evidência, devido a sua grande relevância para todo o território nacional e pernambucano, e, principalmente, para o frevo.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFrevo; Fábrica de Discos Rozenblit; Patrimônio Imaterial; Materialidade; Cidade.pt_BR
dc.titleO FREVO NA FÁBRICA DE DISCOS ROZENBLIT: conexões entre materialidade e imaterialidade na salvaguarda do patrimôniopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9540143124044744pt_BR
dc.description.abstractxFrevo, which emerged at the end of the 19th century, in the city of Recife, amid the social unrest and political changes of the time, is a cultural manifestation that contains several elements. Recognized as Intangible Cultural Heritage of Brazil since 2007 and Intangible Cultural Heritage of Humanity by UNESCO in 2012, frevo is also a collective asset valued prior to its regulation. In this sense, Rozenblit record factory, an initiative by José Rozenblit in 1954, played an important role in the promotion and distribution of frevo, with the creation of the Mocambo label, the Factory contributed to the recording and distribution of northeastern rhythms, mainly frevos, surpassing local challenges and helping to spread the rhythm throughout Brazil. However, the Factory's trajectory was interrupted by floods between 1965 and 1977, which occurred in Recife, culminating in the destruction of machines, documents and frevo record matrices, mainly with the flood of 1975. Despite attempts at restructuring, the Factory closed the operations. Therefore, the objective of this work is to investigate how the intangible heritage made possible and stimulated by the Rozenblit record factory (a frevo cultural field) was affected by the loss of the documentary and phonographic collection of the aforementioned Factory, and, by its closure, in as a result of the floods that occurred between 1965 and 1977 in Recife. Furthermore, there is a lack of published materials about Rozenblit, highlighting the importance of oxygenating the topic with new approaches and materials so that the Factory is increasingly in the spotlight, due to its great relevance for the entire national and Pernambuco territory, and , mainly for frevo.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduationMuseologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Beatriz Nicacio Vieira da Cunha.pdf944,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons