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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56511

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Paulo Marcelo Vieira-
dc.contributor.authorVICENTE, Cássio Galvão dos Santos-
dc.contributor.authorCARVALHO, João Pedro França e-
dc.date.accessioned2024-06-26T00:33:34Z-
dc.date.available2024-06-26T00:33:34Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.date.submitted2024-06-04-
dc.identifier.citationVICENTE, Cássio Galvão dos Santos; CARVALHO, João Pedro França. Sistema de baixo custo para monitoramento dinâmico de estruturas. 2024. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56511-
dc.description.abstractAs infraestruturas no Brasil sofrem com a falta de manutenção, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), afirma por meio de pesquisa realizada para o gerenciamento de obras de artes especiais que em torno de 76% das obras cadastradas estão em estado potencialmente crítico. Isso ocorre principalmente devido à grande parte das pontes rodoviárias brasileiras são da década 60 e há anos são negligenciadas em sua manutenção. Tais ativos são de caráter estratégicos para a sociedade, onde seu não funcionamento ou colapso pode causar perdas financeiras, sociais e econômicas. Portanto, faz-se necessário utilizar metodologias para avaliar a integridade estrutural de obras de arte especiais, a fim de prever planos de manutenção e realizar intervenções quando necessário. O Monitoramento de Integridade Estrutural surge como uma forma de avaliar a saúde estrutural de um elemento. No entanto, sua implementação atual implica em altos custos, tornando necessário o desenvolvimento de sistemas de baixo custo de implementação e operação para viabilizar essa metodologia. Assim, sob esse viés da avaliação de integridade estrutural, este trabalho busca desenvolver e implementar um sistema de baixo custo baseado em acelerômetros de sistemas micro eletromecânicos (MEMS). Dentro do fluxo de desenvolvimento, este trabalho buscou entender as limitações dos materiais utilizados, validando o funcionamento dos sensores na análise dinâmica a partir dos ensaios realizados em laboratório e foi desenvolvido um sistema de aquisição e tratamento de dados com a finalidade de ser implantado numa estrutura real. O equipamento proposto de medição utiliza dois acelerômetros MPU-6050 conectados a uma ESP32, um microcontrolador responsável por receber as medições e enviá-las para o servidor local, que, neste caso, utiliza-se de uma Raspberry Pi 4. Os dados da medição são recebidos via comunicação TCP/IP, onde são armazenados e processados para análise dinâmica da estrutura avaliada. Esta solução atendeu ao quesito da economicidade do sistema, viabilizando a construção de um sistema de monitoramento de integridade estrutural de baixo custo. Foram realizados ensaios em laboratório com modelos estruturais que apresentaram uma diferença relativa em relação ao modelo teórico de até 15%, enquanto as medições realizadas na ponte foram coerentes com outro equipamento avaliado, favorecendo a aplicação do sistema desenvolvido em estruturas reais.pt_BR
dc.format.extent146p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectAvaliação estruturalpt_BR
dc.subjectVibraçõespt_BR
dc.subjectInstrumentaçãopt_BR
dc.titleSistema de baixo custo para monitoramento dinâmico de estruturaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7131113815864618pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0171120821110850pt_BR
dc.description.abstractxInfrastructure in Brazil suffers from a lack of maintenance. The DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), through a survey carried out for the management of special bridges, states that around 76% of the bridges registered are in a potentially critical state. This is mainly because most of Brazil's highway bridges date back to the 1960s and have been neglected for years. These assets are of a strategic nature for society, where their non functioning or collapse can cause financial, social and economic losses. It is therefore necessary to use methodologies to assess the structural health of special engineering structures in order to plan maintenance and carry out interventions when necessary. Structural Health Monitoring (SHM) has emerged as a way of assessing the structural health of an element. However, its current implementation entails high costs, making it necessary to develop low-cost implementation and operation systems to make this methodology viable. With this in mind, this work aims to develop and implement a low-cost system based on microelectromechanical systems (MEMS) accelerometers. Within the development flow, this work sought to understand the limitations of the materials used for the desired purpose, validate the functioning of the sensors in the dynamic analysis and develop a data acquisition and processing system as a prototype for future implementation in real structures. The proposed measurement equipment uses two MPU-6050 accelerometers connected to an ESP32, a microcontroller responsible for receiving the measurements and sending them to the local server, which in this case uses a Raspberry Pi 4. The measurement data is received via TCP/IP communication, where it is stored and processed for dynamic analysis of the evaluated structure. This solution met the system's cost-effectiveness criterion, enabling the construction of a low-cost structural health monitoring system. Laboratory tests were carried out with structural models that showed a relative difference of up to 15% compared to the theoretical model, while measurements taken on the bridge were consistent with another evaluated equipment, favoring the application of the developed system in real structures.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5176-5682pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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