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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACEDO, Marcos Roberto Gois de Oliveira-
dc.contributor.authorCHACON, Isabela Luana da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-06T13:33:26Z-
dc.date.available2024-06-06T13:33:26Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationCHACON, Isabela Luana da Silva. O desfazimento de bens móveis em universidades federais no Brasil: um estudo baseado no benchmarking e na racionalização da gestão pública. 2024. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56432-
dc.description.abstractO fenômeno do desfazimento é sinônimo de destinação de bens em fim de vida e vem ganhando lugar de destaque na Administração Pública no Brasil. O desfazimento universitário, por sua vez, apresenta-se como uma necessidade imediata para a disposição dos bens móveis inservíveis, por meio do cumprimento legal e ambientalmente sustentável, retirando-os do acervo patrimonial e, consequentemente, da responsabilidade dirimida. Esse estudo teve por objetivo abranger o desfazimento em uma Universidade Federal (UF), por meio de suas normas internas, adentrando-se no estudo de caso aplicado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E, a partir disso, analisar as melhores práticas sustentáveis, como benchmarking e a racionalização na gestão pública. Na UFRPE, a Divisão de Administração Patrimonial (DAP) é o setor que abriga e enfatiza a Gestão Patrimonial, sendo fundamental, para o desenvolvimento institucional sustentável, a expansão do controle dos bens móveis distribuídos em seu ambiente. No tocante à estratégia de pesquisa, este estudo se apresenta como sendo de natureza qualitativa e de caráter descritivo, tratando-se de um estudo de caso único que contemplou entrevistas semiestruturadas com dirigentes e chefias que estão ou já estiveram à frente dessa função, adotando-se a análise de conteúdo de Bardin (1977). As descobertas revelaram a preocupação presente do governo federal, no tocante à atualização do arcabouço normativo, concernente à sustentabilidade, à gestão de resíduos sólidos e ao desfazimento; o uso crescente, mas, pouco funcional, do sistema Doacoes.gov.br, como instrumento transparente e obrigatório para a Administração Pública; a atuação e a orientação dos órgãos de controle: Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), além do papel singular das Auditorias Internas; e, a adoção de escritórios de processos em Business Process Model and Notation (BPMN). Depreendeu-se desta pesquisa a cartografia das Universidades Federais no Brasil, com relação ao desfazimento e suas normas internas, mapeando as 69 UFs e identificando-se que, destas, 30 não possuem norma interna e 06 não possuem norma interna e são denominadas “supernovas”; 10 possuem norma interna, mas encontram-se desatualizadas; e 23 possuem o normativo atualizado. A partir dessas 23 UFs foi possível emergir do benchmarking, as práticas sustentáveis adotadas por estas, como: a própria existência de uma norma interna atualizada; o mapeamento em BPMN; o Procedimento Operacional Padrão (POP); formulários para a operacionalização, dentre outras. No tocante ao estudo de caso, a UFRPE está inserida na Rede ODS Brasil e na Rede UniSustentável e, tem exibido resultados paulatinos, mas consistentes no que tange à sustentabilidade e à destinação de seus bens inservíveis, adotando como práticas sustentáveis a doação e o leilão, por meio da contratação de leiloeiro oficial. Muito embora, a UFRPE necessite adotar um olhar mais incisivo com relação à Gestão Patrimonial, advindo da Administração Superior, coadunado com a Governança, não apenas no que tange ao desfazimento, mas cuidar de questões estruturais, como a quantidade reduzida de servidores, em detrimento do alto nível de responsabilidades; as questões motivacionais; as capacitações; as ferramentas eficientes de controle; e a urgência no mapeamento dos processos em BPMN, apesar de estar presente em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Evidenciou-se, também, necessidades de atualização da norma interna da UFRPE; ausência de autonomia das Unidades Acadêmicas, acerca do andamento desses processos; além da falta de padronização de procedimentos. Desta forma, esta pesquisa contribuiu na indicação das melhores práticas sustentáveis para o desfazimento, conferindo respostas às lacunas científicas apontadas por Dabees et al. (2023) e Nunes et al. (2023). Fomentando pesquisas em países emergentes, trazendo ao palco os bens móveis em fim de vida, de forma a expor a racionalidade para a tomada de decisão e a operacionalização, contribuindo com a sociedade, por meio das UFs no Brasil, como a UFRPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectGestão Patrimonialpt_BR
dc.titleO desfazimento de bens móveis em universidades federais no Brasil : um estudo baseado no benchmarking e na racionalização da gestão públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0942189262678589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0923894876849625pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe phenomenon of disposal is synonymous with the disposal of end-of-life assets and has been gaining a prominent place in Public Administration in Brazil. University dismantling, in turn, presents itself as an immediate need for the disposal of unusable movable assets, through legal and environmentally sustainable compliance, removing them from the heritage collection and, consequently, from the settled responsibility. This study aimed to cover the undoing at a Federal University (UF), through its internal rules, delving into the case study applied to the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). And, from this, analyze the best sustainable practices, such as benchmarking and rationalization in public management. At UFRPE, the Asset Management Division (DAP) is the sector that houses and emphasizes Asset Management, and the expansion of control over movable assets distributed in its environment is essential for sustainable institutional development. Regarding the research strategy, this study presents itself as being qualitative in nature and descriptive in nature, being a single case study that included semi-structured interviews with managers and managers who are or have been in charge of this function, adopting if the content analysis of Bardin (1977). The findings revealed the current concern of the federal government, regarding updating the regulatory framework, concerning sustainability, solid waste management and disposal; the increasing, but barely functional, use of the Doacoes.gov.br system, as a transparent and mandatory instrument for Public Administration; the performance and guidance of the control bodies: Federal Audit Court (TCU) and Federal Comptroller General (CGU), in addition to the unique role of Internal Audits; and, the adoption of process offices in Business Process Model and Notation (BPMN). This research revealed the cartography of Federal Universities in Brazil, in relation to the undoing and their internal norms, mapping the 69 UFs and identifying that, of these, 30 do not have internal norms and 06 do not have internal norms and are called “supernovas ”; 10 have internal standards, but they are outdated; and 23 have updated regulations. From these 23 UFs it was possible to emerge from the benchmarking, the sustainable practices adopted by them, such as: the very existence of an updated internal standard; mapping in BPMN; the Standard Operating Procedure (SOP); forms for operationalization, among others. Regarding the case study, UFRPE is part of the ODS Brazil Network and the UniSustentável Network and has shown gradual but consistent results in terms of sustainability and the destination of its unusable assets, adopting donation and auction as sustainable practices. , by hiring an official auctioneer. Although, UFRPE needs to adopt a more incisive look in relation to Asset Management, coming from the Higher Administration, in line with Governance, not only with regard to undoing, but taking care of structural issues, such as the reduced number of employees, to the detriment the high level of responsibilities; motivational issues; training; efficient control tools; and the urgency in mapping processes in BPMN, despite being present in its Institutional Development Plan (PDI). It was also evident that there was a need to update UFRPE's internal regulations; lack of autonomy of the Academic Units regarding the progress of these processes; in addition to the lack of standardization of procedures. In this way, this research contributed to indicating the best sustainable practices for scrapping, providing answers to the scientific gaps highlighted by Dabees et al. (2023) and Nunes et al. (2023). Promoting research in emerging countries, bringing end-of-life movable assets to the stage, in arder to expose the rationality for decision- making and operationalization, contributing to society, through UFs in Brazil, such as UFRPE.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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