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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56420

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Denise Dumke de-
dc.contributor.authorLEITE, Maria Juliana Ferreira-
dc.date.accessioned2024-06-05T12:30:31Z-
dc.date.available2024-06-05T12:30:31Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Juliana Ferreira. Avaliação da satisfação dos serviços de padarias pelos clientes nos períodos pré e pós-pandemia da Covid-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56420-
dc.description.abstractAs recentes direções incorporadas no setor de serviços tornaram o ambiente amplamente disputado, dinâmico e incerto, exigindo medidas e iniciativas eficazes de inovação no atendimento das especificidades dos clientes, acompanhando sua dinamicidade. Nesse sentido, esta pesquisa visa avaliar a prestação do serviço oferecido por padarias através dos atributos referentes a satisfação de clientes, fazendo o uso da Grey Scale, uma proposição que estabelece a interferência de fatores indeterminados, atrelado aos critérios do Servqual, para compreender quais deles são mais influentes na escolha de um serviço. O estudo utilizou uma metodologia que integra abordagens qualitativas e quantitativas, considerando a obtenção das informações a partir da visão dos participantes e por meio de estudos estatísticos. O procedimento técnico se caracteriza como levantamento tipo survey, dado o desenvolvimento de um questionário aplicado antes e após a pandemia da Covid-19 com o propósito adquirir as percepções dos clientes em cenários distintos. Os dados da pesquisa passaram por uma análise que se deteve a levantamentos estatísticos para a obtenção de informações suficientes para formular um modelo matemático sobre satisfação do cliente, envolvendo as dimensões mais influentes. Os resultados da Grey Scale para a amostra referente à pré-pandemia apontaram as dimensões de presteza, credibilidade e tangibilidade, como as que mais agregam valor ao serviço, enquanto as dimensões de segurança, tangibilidade e credibilidade para a amostra relativa ao pós-pandemia. Portanto, os achados da pesquisa podem ser empregados para detectar eventuais deficiências na prestação dos serviços de padarias, as quais podem servir de base para a implementação de ações focadas no aprimoramento da qualidade do serviço e ampliação da satisfação de seus respectivos consumidores. Além disso, seu impacto para sociedade consiste em proporcionar uma maior compreensão sobre o setor e sobre os fatores que influenciam na satisfação dos clientes, demandando que as empresas alinhem suas ofertas de acordo com as necessidades dos consumidores. Em relação à preocupação com o meio ambiente, trazer maior conscientização sobre os atributos da sustentabilidade, com o incentivo de práticas ecologicamente sustentáveis, reduzindo os custos, evitando desperdícios, fortalecendo as marcas e impulsionando a inovação. E para economia, fortalecer os insights estratégicos para o setor de padarias, contribuindo para a expansão de operações e contratação de funcionários, atrair novos investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectSatisfação de Clientespt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectGrey Scalept_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos serviços de padarias pelos clientes nos períodos pré e pós-pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3800155292809992pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4302059236331702pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThe recent developments in the service sector have rendered the environment widely contested, dynamic, and uncertain, demanding effective measures and initiatives for innovation in addressing the specific needs of customers, while keeping pace with their dynamism. In this regard, this research aims to assess the provision of services offered by bakeries through attributes related to customer satisfaction, utilizing the Grey Scale, a proposition that establishes the interference of indeterminate factors, linked to the Servqual criteria, to comprehend which ones are most influential in service selection. The study employed a methodology integrating qualitative and quantitative approaches, considering the acquisition of information from the participants' perspective and through statistical studies. The technical procedure is characterized as a survey-type survey, given the development of a questionnaire applied before and after the Covid-19 pandemic with the purpose of acquiring customers' perceptions in distinct scenarios. The research data underwent analysis that focused on statistical surveys to obtain sufficient information to formulate a mathematical model on customer satisfaction, involving the most influential dimensions. The results of the Grey Scale for the pre-pandemic sample indicated the dimensions of responsiveness, credibility, and tangibility as those that add the most value to the service, while the dimensions of security, tangibility, and credibility for the sample pertaining to the post-pandemic period. Therefore, the findings of the research can be employed to detect any deficiencies in the provision of bakery services, which can serve as a basis for implementing actions focused on improving service quality and expanding the satisfaction of their respective consumers. Additionally, its impact on society consists of providing a greater understanding of the sector and the factors influencing customer satisfaction, requiring companies to align their offerings according to the needs of consumers. Regarding environmental concerns, it aims to raise greater awareness of sustainability attributes, with the encouragement of ecologically sustainable practices, reducing costs, avoiding waste, strengthening brands, and driving innovation. And for the economy, to reinforce strategic insights for the bakery sector, contributing to the expansion of operations and the hiring of employees, attracting new investments, and driving economic development.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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