Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56417

Compartilhe esta página

Título: Intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes em risco de suicídio assistidos em uma enfermaria de saúde mental
Autor(es): AMORIM, Sara Rayssa Bandeira
Palavras-chave: Suicído; Saúde mental; Terapia Ocupacional
Data do documento: 12-Mar-2024
Citação: AMORIM, Sara Rayssa Bandeira. Intervenção da Terapia Ocupacional com pacientes em risco de suicídio assistidos em uma enfermaria de saúde mental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O suicídio é um fenômeno complexo, abarcando fatores de ordem antropológica, social, psicológica, biológica e filosófica. Se constitui em um grave problema de saúde pública, de caráter mundial e está entre as principais causas de morte. A internação dos pacientes com risco de suicídio visa estabilizar seu quadro clínico e proporcionar um ambiente seguro para sua recuperação, através do tratamento em equipe multidisciplinar, incluindo o terapeuta ocupacional. Esse estudo objetiva descrever as intervenções da Terapia Ocupacional, com ênfase na avaliação e nas estratégias de atuação utilizadas com pacientes em risco de suicídio. Método: Estudo descritivo, observacional, envolvendo 6 pacientes internados num Hospital Geral da cidade do Recife. Os dados foram coletados nos prontuários através de roteiro elaborado pelas pesquisadoras, e a Escala de Observação Interativa de Terapia Ocupacional foi utilizada para a avaliação e reavaliação. Resultados: Foi observado que os pacientes apresentavam prejuízos ocupacionais principalmente na gestão da saúde, lazer e participação social, apresentando melhoras significativas após as intervenções mediante reavaliações. Discussão: As atividades, de maneira geral, podem apresentar diversos significados e qualidades a depender da pessoa e do contexto empregado. Ao trabalhar com pacientes deprimidos, os significados dados por eles às atividades são o mais importante, foco da reconstrução de sua identidade e ressignificação de vida. Conclusão: A Terapia Ocupacional, no contexto da equipe multidisciplinar, contribuiu para a melhora do quadro clínico dos pacientes, os quais deixaram a classificação de risco iminente à vida e conseguiram restaurar a autoestima positiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56417
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sara Rayssa Bandeira Amorim.pdfTCC Sara Rayssa Bandeira Amorim288,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons