Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56416
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Paulo Roberto Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Deyvson Lucas dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T11:49:23Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T11:49:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-08 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Deyvson Lucas dos Santos. A importância da aplicabilidade do treinamento de força nas aulas de Educação Física Escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56416 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O treinamento de força tem ganhado destaque no século XXI, tornando-se cada vez mais comum entre o público jovem. No entanto, sua prática ainda não é comum nas escolas, onde os esportes de quadra geralmente recebem maior ênfase. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca em seus eixos de forma predominante as modalidades que desenvolvem outras capacidades, deixando de lado o treinamento da força física. Durante muito tempo, acreditou-se que o treinamento de força fosse prejudicial às crianças e adolescentes; entretanto, com o avanço da ciência, foi possível concluir que o treinamento de força é benéfico para todos os públicos. A inclusão de programas de treinamento de força pode enriquecer a abordagem da educação física, melhorando o desempenho muscular e, consequentemente, impactando positivamente outras áreas do desenvolvimento físico dos alunos. Métodos: Realizou-se uma busca bibliográfica, nas bases de dados Pubmed e Google Acadêmico. Os descritores em Ciências da saúde, utilizados foram: crianças, adolescentes, treinamento de força, educação física. Resultados: Os artigos selecionados evidenciaram uma melhora na força considerável nos grupos que foram expostos as sessões de treinamento, além de melhorar a sua composição corporal, além disso foi possível perceber que o treinamento de força pode ser aplicado sem a exigência de equipamentos específicos de musculação. Conclusão: Conclui-se, portanto, a partir deste estudo, que a aplicação do treinamento de força nas aulas de educação física escolar é de grande importância, trazendo benefícios significativos aos alunos. Palavras-chaves: Crianças, Adolescentes, Treinamento de força e Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de força | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.title | A importância da aplicabilidade do treinamento de força nas aulas de Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4443701546211187 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Strength training has gained prominence in the 21st century, becoming increasingly common among young people. However, its practice is still not common in schools, where indoor sports generally receive greater emphasis. Furthermore, the National Common Curricular Base (BNCC) predominantly highlights in its axes modalities that develop other capabilities, leaving aside physical strength training. For a long time, it was believed that strength training was harmful to children and adolescents; however, with the advancement of science, it was possible to conclude that strength training is beneficial for all audiences. The inclusion of strength training programs can enrich the approach to physical education, improving muscular performance and, consequently, positively impacting other areas of students' physical development. Methods: A bibliographic search was carried out in the Pubmed and Google Scholar databases. The descriptors in Health Sciences used were: children, adolescents, strength training, school physical education. Results: The selected articles showed a considerable improvement in strength in the groups that were exposed to training sessions, in addition to improving their body composition, and it was also possible to realize that strength training can be applied without the requirement for specific bodybuilding equipment.. Conclusion: It is concluded, therefore, from this study, that the application of strength training in school physical education classes is of great importance, bringing significant benefits to students. Keywords: Children, Adolescents, Strength Training, Physical Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 - DEYVSON LUCAS..pdf | 494,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons