Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56399

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGAMA NETO, Ricardo Borges-
dc.contributor.authorLIMA, Tiago Levi Diniz-
dc.date.accessioned2024-06-03T14:31:58Z-
dc.date.available2024-06-03T14:31:58Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationLIMA, Tiago Levi Diniz. O governo importa?: um estudo sobre a relação entre a capacidade estatal e o atraso escolar. 2023. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56399-
dc.description.abstractA Capacidade Estatal influencia os municípios brasileiros no combate ao atraso escolar? Essa é a pergunta norteadora do presente trabalho. A hipótese dessa tese é que municípios com bons níveis de capacidade estatal tenham menores taxas de atraso escolar. Para tentar responder essa pergunta iremos utilizar a distorção idade série como variável dependente e indicadores relacionados a capacidade administrativa (proporção de professores com ensino superior, adequação docente, regularidade docente, esforço docente, média de horas/aula, média de alunos por turma, investimento por aluno e complexidade da gestão escolar) como variável independente. O banco de dados foi composto por informações de todos os municípios brasileiros, para o período de 2013/2020. Por se tratar de dados em painel, realizamos a análise a partir da relação entre as variáveis através dos seguintes modelos: POLS, First Difference, Fixed Effect, Random Effect, Fixed Effect tw e Random Effects tw. Em seguida, realizamos testes (Teste F, Breusch-Pagan LM, Hausman, pwartest e pwfdtest) para definirmos entre os seis modelos, qual deles é o que melhor se adaptava as características do banco de dados. Os resultados indicaram First Difference, como o modelo a ser escolhido. A regressão realizada sob esse modelo encontrou três indicadores impactando na distorção idade série: a proporção de professores, a baixa regularidade docente e a média de alunos por turma. Essas variáveis impactam a distorção idade/série de maneira diferente. Quanto mais alunos por sala, e quanto mais baixa a regularidade docente, maior é o atraso escolar. Por sua vez, quanto maior o número de professores na rede municipal com ensino superior, menor são as taxas de distorção idade série. A partir dos resultados, podemos inferir que a capacidade estatal impacta no atraso escolar de crianças matriculadas no ensino fundamental da rede municipal de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectCapacidade estatalpt_BR
dc.subjectAtraso escolarpt_BR
dc.subjectDistorção idade sériept_BR
dc.titleO governo importa? : um estudo sobre a relação entre a capacidade estatal e o atraso escolarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5239593317282726pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0745797282377260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxDoes State Capacity Influence Brazilian municipalities in combating school delays? This is the guiding question of this work. This thesis hypothesizes that municipalities with good levels of state capacity have lower school delay rates. In order to try to answer this question, we will use the grade-age distortion as a dependent variable and indicators related to administrative capacity (proportion of teachers with higher education, teaching adequacy, teaching regularity, teaching effort, average hours/class, average number of students per class, investment per student and complexity of school management) as an independent variable. The database consists of information from all Brazilian municipalities for 2013/2020. As this is panel data, we performed the analysis based on the relationship between the variables through the following models: POLS, First Difference, Fixed Effect, Random Effect, Fixed Effect tw and Random Effects tw. Then, we performed tests (Test F, Breusch-Pagan LM, Hausman, pwartest and pwfdtest) to define, among the six models, which one best suited the characteristics of the database. The results indicated First Difference as the model to be chosen. The regression with this model found three indicators that impact grade-age distortion: the proportion of teachers with higher education, low teaching regularity and the average number of students per class. These variables impact the age/grade distortion differently. The more students per class, and the lower the teaching regularity, the greater the school delay. In turn, the greater the number of teachers in the municipal network with higher education, the lower the grade-age distortion indices. Based on the results, the state's capacity has an impact on the school delay of children enrolled in elementary school in the municipal network.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Tiago Levi Diniz Lima.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons