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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56398
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | LIMA, Thaynara Cristine de Moura Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T14:27:00Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03T14:27:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Thaynara Cristine de Moura Melo. Impacto da residência pedagógica em argumentação no desenho e implementação de aulas argumentativas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56398 | - |
dc.description.abstract | Ser professor é estar em constante formação. É buscar diariamente pelo conhecimento e compreender que não existe um sujeito pronto e acabado. Nesta busca incessante pelo conhecimento surgiu o interesse investigativo deste trabalho, que iniciou por meio de uma experiência no grupo de Residência Pedagógica do núcleo a Argumentação na Educação (RPA), da Universidade Federal de Pernambuco. Assim, investigamos se o programa de RPA contribuiu na formação de educadores, aptos a trabalhar com Argumentação como estratégia didática para o exercício da Argumentação Científica (AC) na educação básica. Tal investigação foi realizada por meio da análise de planejamentos e observações das práticas docentes dos residentes que participaram do programa, atualmente desempenhando funções como professores no ensino básico. Em seguida, avaliamos a Capacidade de Desenho Pedagógico Argumentativo (PDCA) de três professoras egressas da RPA, analisando sua prática da Argumentação Científica em suas regências na educação básica e examinamos como aplicaram o PDCA em sua prática docente, investigando a possível relação dessas abordagens com o favorecimento da AC. Os dados da pesquisa partiram da análise do planejamento e prática docente de três professores recém formados no curso de Pedagogia e egressas da RPA. Como se referem a professores polivalentes, não nos detivemos à observação exclusivamente na disciplina de Ciências da Natureza, pois levamos em consideração que o trabalho do professor poderia acontecer de maneira interdisciplinar. Desta forma, o estudo discute as implicações da RPA na construção de um ambiente favorável ao exercício da AC nos primeiros anos de escolaridade, pelos residentes, participantes do grupo no período de 2018 a 2020. Essas docentes demonstraram diferentes níveis de dificuldade ao planejar com potencial argumentativo, revelando variações no detalhamento de seus planos. Enquanto uma delas, apesar de mostrar interesse em despertar o diálogo em sala de aula, não conseguiu estimular as controvérsias e debates esperados, limitando assim a ocorrência da AC, outras duas professoras utilizaram estratégias discursivas para promover um ambiente argumentativo. Quanto à aplicação dos planos durante as mediações, observamos que essas mesmas professoras conseguiram implementá-los de forma mais satisfatória, realizando ajustes e adaptações necessárias para promover a AC. Sendo assim, o estudo sugere que o RPA pode ter contribuído no desempenho do PDCA de duas professoras egressas do programa, participantes da pesquisa, e ressalta ainda a importância da formação contínua de professores para o desenvolvimento de habilidades argumentativas que os auxiliem no incentivo da AC. Além disso, os resultados podem ser utilizados para aprimorar a formação de professores na RPA e em outros programas de formação continuada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Impacto da residência pedagógica em argumentação no desenho e implementação de aulas argumentativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACÊDO, Gabriel Fortes Cavalcanti de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0330246088520544 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6679679566313969 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Being a teacher is to be in constant development. It is to be in a daily search for knowledge and understanding that there is no ready-made individual. In this incessant search for knowledge arises the investigative interest of this work, which began through an experience in the Pedagogical Residency group of the Argumentation in Education nucleus, at the Federal University of Pernambuco. In this way, we investigated whether the RPA program contributed to the training of educators, capable of working with Argumentation as a teaching strategy for the exercise of Scientific Argumentation (SA) in basic education. This was carried out through the analysis of planning and observations of the teaching practices of residents who participated in the program, currently working as teachers in basic education. In this way, we evaluated the Argumentative Pedagogical Design Capacity (PDCA) of three teachers who graduated from RPA, analyzing their practice of Scientific Argumentation in their teaching in basic education and examined how they applied PDCA in their teaching practice, investigating the possible relationship of these approaches with the favor of AC. The research data for this work came from the analysis of the planning and teaching practice of three teachers recently graduated from the Pedagogy course and graduates of the Pedagogical Residency Program in Argumentation in Education. As they refer to multipurpose teachers, we did not focus exclusively on the Natural Sciences discipline, as we took into account that the teacher's work could take place in an interdisciplinary manner. In this way, the study discusses the implications of PRA in the construction of an environment favorable to the exercise of SA in the first years of schooling, for graduated residents, participants of the group in the period from 2018 to 2020. These teachers demonstrated different levels of difficulty when planning with argumentative potential, revealing variations in the detail of their plans. While one of them, despite showing interest in sparking dialogue in the classroom, was unable to stimulate the expected controversies and debates, thus limiting the occurrence of SA, two other teachers used discursive strategies to promote an argumentative environment. Regarding the application of the plans during the mediations, we observed that these same teachers were able to implement them in a more satisfactory way, making necessary adjustments and adaptations to promote SA. Therefore, the study suggests that the RPA may have contributed to the PDCA performance of two teachers who graduated from the program, participants in the research, and also highlights the importance of continuous teacher training for the development of argumentative skills that help them encourage SA. Furthermore, the results can be used to improve teacher training in RPA and other continuing education programs. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8088699346664430 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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