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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56383

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dc.contributor.advisorFERREIRA, Adriano Dayvson Marques-
dc.contributor.authorSILVA, Soraia Maria da-
dc.date.accessioned2024-05-29T13:27:18Z-
dc.date.available2024-05-29T13:27:18Z-
dc.date.issued2024-03-28-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Soraia Maria da. Otimização de hiperparâmetro de uma rede neural artificial por GRASP reativo para previsão de falha em dutos corroídos. 49 p. 2024. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56383-
dc.description.abstractA análise de integridade estrutural de dutos corroídos torna-se crucial no cenário atual, impulsionada pelo aumento do uso de dutos para o transporte de óleo e gás. A corrosão emerge como um mecanismo primário de falha em dutos, demandando avaliações de probabilidade de falha. Embora métodos experimentais e modelos semiempíricos sejam comuns para essa finalidade, apresentam limitações significativas em termos de custo e conservadorismo. No estudo de Ferreira (2022), foi proposto o uso de Redes Neurais Artificiais (RNA) para prever a pressão de falha em dutos corroídos com defeitos axissimétricos, proporcionando resultados mais rápidos que os métodos de elementos finitos. Entretanto, a otimização dos hiperparâmetros da RNA foi realizada por meio de tentativa e erro. Brandão (BRANDÃO, 2023) avançou na pesquisa ao otimizar os hiperparâmetros da RNA proposta por Ferreira (FERREIRA, 2022), através da meta-heurística Particle Swarm Optimization (PSO), comparando os resultados obtidos. Neste trabalho, uma RNA foi otimizada para prever falhas em dutos corroídos com defeitos axissimétricos, utilizando a meta-heurística Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP), e os resultados foram comparados com os estudos de Ferreira (FERREIRA, 2022) e Brandão (BRANDÃO, 2023). Todas as análises foram implementadas em Python (PYTHON, 2024). Os resultados obtidos superaram em velocidade e precisão os dados comparativos dos estudos. Apesar de apresentar uma estrutura mais densa do que a proposta por Ferreira (2022), a abordagem GRASP demonstrou-se mais eficaz.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPressão de falhapt_BR
dc.subjectDutos corroídospt_BR
dc.subjectRede neural artificialpt_BR
dc.subjectMeta-heurísticapt_BR
dc.subjectGRASPpt_BR
dc.titleOtimização de hiperparâmetro de uma rede neural artificial por GRASP reativo para previsão de falha em dutos corroídospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0441840569291081pt_BR
dc.description.abstractxThe analysis of structural integrity in corroded pipelines has become crucial in the current scenario, driven by the increased use of pipelines for the transportation of oil and gas. Corrosion emerges as a primary failure mechanism in pipelines, necessitating assessments of failure probability. Although experimental methods and semi-empirical models are common for this purpose, they present significant limitations in terms of cost and conservatism. In Ferreira's study Ferreira (2022), the use of Artificial Neural Networks (ANN) was proposed to predict failure pressure in corroded pipelines with axisymmetric defects, providing faster results than finite element methods. However, the optimization of ANN parameters was carried out through trial and error. Brandão (2023) advanced the research by optimizing the parameters of the ANN proposed by Ferreira (2023) using the Particle Swarm Optimization (PSO) metaheuristic, comparing the obtained results. In this work, an ANN was optimized to predict failures in corroded pipelines with axisymmetric defects, employing the Greedy Randomized Adaptive Search Procedure (GRASP) metaheuristic, and the results were compared with the studies of Ferreira (2022) and Brandão (2023). All analyses were implemented in Python (2024). The results surpassed the comparative data of the studies in terms of speed and precision. Despite having a denser structure than the one proposed by Ferreira (2022) the GRASP approach proved to be more effective.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval

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