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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56333
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | MARQUES, Francisco Batista | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T11:32:31Z | - |
dc.date.available | 2024-05-22T11:32:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Francisco Batista. Políticas curriculares: novo ensino médio e seus Itinerários formativos de educação socioemocional em escolas em tempo integral nos Estados de Pernambuco e Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56333 | - |
dc.description.abstract | Alcançar êxito nas propostas educacionais apresentadas pelas mais altas esferas da educação brasileira, é uma busca constante. Este estudo tem como objetivo analisar a paridade existente nos currículos educacionais nos estados de Pernambuco e do Ceará no que se refere aos Itinerários Formativos (IF), observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio em escolas de tempo integral nas atividades à Educação Socioemocional através das diretrizes apresentadas. Através de uma revisão bibliográfica, metodologicamente de pode confeccionar os posicionamentos referenciais, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) e a recente apresentada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), que devido a pandemia do CODIV-19 se encontra em implantação na sua totalidade, viabilizaram reflexões e confrontos entre conceitos, teorias e concepções de autores que se posicionam no entendimento benéfico e/ou contraditório a busca da equidade no que se refere à efetivação de uma uniformidade no sistema educacional nos estados de Pernambuco e no Ceará no tocante da operacionalidade dos IF em conformidade com os conceitos para o desenvolvimento de uma educação socioemocional. A análise dos resultados proporciona, em acordo com os autores que contribuíram à pesquisa, o entendimento que as Secretarias de Educação apresentam propostas que tentam fomentar os IF em conformidade com os documentos legais, buscando excelência em resultados através das metodologias que utilizam. Assim sendo, encontraram aspectos necessários de atenção e a identificação de lacunas no processo educacional, diante a aplicação das propostas à educação socioemocional para o Novo Ensino Médio nos estados campo de pesquisa, não estabilizando um comum acordo com o que almeja o Ministério da Educação enquanto esfera suprema da educação brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Itinerário Formativo | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Ceará | pt_BR |
dc.title | Políticas curriculares: novo ensino médio e seus Itinerários formativos de educação socioemocional em escolas em tempo integral nos Estados de Pernambuco e Ceará | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9019926898045538 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Achieving success in the educational proposals presented by the highest spheres of Brazilian education is a constant search. This study aims to analyze the existing parity in educational curricula in the states of Pernambuco and Ceará with regard to Itinerários Formativos (IF), observing the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for New High School in full-time schools in activities to Socio-Emotional Education through the guidelines presented. Through a bibliographical review, methodologically, referential positions can be created, that is, the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996), the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) and the recently presented Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), which due to the CODIV-19 pandemic is being implemented in its entirety, enabled reflections and confrontations between concepts, theories and conceptions of authors who position themselves in the beneficial and/or contradictory understanding of the search for equity with regard to the implementation of uniformity in the educational system in the states of Pernambuco and Ceará regarding the operationality of the IF in accordance with the concepts for the development of socio-emotional education. The analysis of the results provides, in agreement with the authors who contributed to the research, the understanding that the Education Departments present proposals that attempt to promote FI in accordance with legal documents, seeking excellence in results through the methodologies they use. Therefore, they found necessary aspects of attention and the identification of gaps in the educational process, given the application of proposals for socio-emotional education for the New High School in the research field states, not stabilizing a common agreement with what the Ministry of Education aims for as supreme sphere of Brazilian education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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DISSERTAÇÃO Francisco Batista Marques.pdf Artículo embargado hasta 2026-05-21 | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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