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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorMARQUES, Francisco Batista-
dc.date.accessioned2024-05-22T11:32:31Z-
dc.date.available2024-05-22T11:32:31Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationMARQUES, Francisco Batista. Políticas curriculares: novo ensino médio e seus Itinerários formativos de educação socioemocional em escolas em tempo integral nos Estados de Pernambuco e Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56333-
dc.description.abstractAlcançar êxito nas propostas educacionais apresentadas pelas mais altas esferas da educação brasileira, é uma busca constante. Este estudo tem como objetivo analisar a paridade existente nos currículos educacionais nos estados de Pernambuco e do Ceará no que se refere aos Itinerários Formativos (IF), observando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Novo Ensino Médio em escolas de tempo integral nas atividades à Educação Socioemocional através das diretrizes apresentadas. Através de uma revisão bibliográfica, metodologicamente de pode confeccionar os posicionamentos referenciais, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) e a recente apresentada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), que devido a pandemia do CODIV-19 se encontra em implantação na sua totalidade, viabilizaram reflexões e confrontos entre conceitos, teorias e concepções de autores que se posicionam no entendimento benéfico e/ou contraditório a busca da equidade no que se refere à efetivação de uma uniformidade no sistema educacional nos estados de Pernambuco e no Ceará no tocante da operacionalidade dos IF em conformidade com os conceitos para o desenvolvimento de uma educação socioemocional. A análise dos resultados proporciona, em acordo com os autores que contribuíram à pesquisa, o entendimento que as Secretarias de Educação apresentam propostas que tentam fomentar os IF em conformidade com os documentos legais, buscando excelência em resultados através das metodologias que utilizam. Assim sendo, encontraram aspectos necessários de atenção e a identificação de lacunas no processo educacional, diante a aplicação das propostas à educação socioemocional para o Novo Ensino Médio nos estados campo de pesquisa, não estabilizando um comum acordo com o que almeja o Ministério da Educação enquanto esfera suprema da educação brasileira.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectItinerário Formativopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titlePolíticas curriculares: novo ensino médio e seus Itinerários formativos de educação socioemocional em escolas em tempo integral nos Estados de Pernambuco e Cearápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9019926898045538pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxAchieving success in the educational proposals presented by the highest spheres of Brazilian education is a constant search. This study aims to analyze the existing parity in educational curricula in the states of Pernambuco and Ceará with regard to Itinerários Formativos (IF), observing the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for New High School in full-time schools in activities to Socio-Emotional Education through the guidelines presented. Through a bibliographical review, methodologically, referential positions can be created, that is, the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (1996), the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) and the recently presented Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), which due to the CODIV-19 pandemic is being implemented in its entirety, enabled reflections and confrontations between concepts, theories and conceptions of authors who position themselves in the beneficial and/or contradictory understanding of the search for equity with regard to the implementation of uniformity in the educational system in the states of Pernambuco and Ceará regarding the operationality of the IF in accordance with the concepts for the development of socio-emotional education. The analysis of the results provides, in agreement with the authors who contributed to the research, the understanding that the Education Departments present proposals that attempt to promote FI in accordance with legal documents, seeking excellence in results through the methodologies they use. Therefore, they found necessary aspects of attention and the identification of gaps in the educational process, given the application of proposals for socio-emotional education for the New High School in the research field states, not stabilizing a common agreement with what the Ministry of Education aims for as supreme sphere of Brazilian education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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