Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56330

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Darley Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-05-22T11:17:36Z-
dc.date.available2024-05-22T11:17:36Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Darley Rodrigues da. Desenvolvimento e validação de um web quiz sobre métodos contraceptivos para adolescentes no pós-parto. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56330-
dc.description.abstractA recorrência da gravidez na adolescência, frequentemente associada a ausência de informação adequada sobre métodos contraceptivos, é um agravante para os impactos negativos provocados por uma gestação não intencional. Neste cenário, as tecnologias educacionais em saúde são ferramentas importantes para a prevenção de gravidez não intencional. Assim, o presente estudo busca descrever o processo de desenvolvimento, validação e avaliação de um web quiz sobre métodos contraceptivos, direcionada à adolescentes no período do pós-parto. Estudo do tipo metodológico, foi submetido a validação de conteúdo e aparência com juízes especialistas na área da saúde, sendo utilizados o I-CVI (item-level content validity índex) e o S-CVI/Ave (scale- level contentnvalidity index, average calculation method), além da aplicação do teste binominal; avaliação de qualidade o com especialistas na área de desenvolvimento de jogos, através do Instrumento de Avaliação da Qualidade de Jogos Digitais Educativos (IAQJED); e avaliação de aparência, linguagem, ludicidade e motivação pelo público-alvo, com instrumento adaptado. Os dados foram digitados e analisados utilizando o programa estatístico STATA® versão 16.0. Após a construção do conteúdo e roteiro de perguntas e respostas, o Quiz foi desenvolvido através do software JoomlaTM, dividido em 5 fases, contendo 30 perguntas no total. Foi considerado válido em relação ao seu conteúdo e aparência, com valor de 1,0 no SCVI/Ave e 0,949 no IVATES, respectivamente. Na avaliação de qualidade, foi considerado “excelente” na sua função educativa, a partir da pontuação do IAQJED. De acordo com o público-alvo, houve concordância de 100% na maioria dos itens avaliados, com percentual de 71,42% em relação ao tamanho das figuras e de 57,14% sobre o jogo ter provocado reflexão sobre atitudes. O Quis, portanto, foi considerado válido em conteúdo e aparência, excelente em qualidade como jogo digital educacional e apresentou-se adequado em relação a aparência, linguagem, ludicidade e motivação pelo público-alvo. O jogo poderá contribuir com a prática de enfermagem na educação em saúde de adolescentes, sendo uma fonte confiável de busca de conhecimento, aplicando-o de forma atrativa e de fácil entendimento. Poderá proporcionar a aquisição de conhecimento para adolescentes no puerpério, contribuindo para adoção de práticas seguras. Sugere-se o desenvolvimento de novos estudos a partir de intervenções com o público-alvo e verificação do conhecimento obtido através do Quiz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGravidez na Adolescênciapt_BR
dc.subjectAnticoncepçãopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectMães Adolescentespt_BR
dc.subjectPeríodo Pós-Partopt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de um web quiz sobre métodos contraceptivos para adolescentes no pós-partopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9117720921239298pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxPregnancy in adolescence is an important public health problem. Recurrence is an aggravating factor for the negative impacts on adolescence and is often associated with the lack of adequate information about contraceptive methods. Health technologies are an important tool for preventing unintentional teenage pregnancy. The study aims to describe the process of development, validation and evaluation of an web quiz about contraceptive methods, aimed at adolescents in the postpartum period. Methodological study, that was submitted to content and appearance validation with expert health judges, using the I-CVI (item-level content validity index) and the S-CVI/Ave (scale-level content validity index, average calculation method), in addition to the application the binomial test; quality assessment with experts in game development, with the Educational Digital Games Quality Assessment Instrument (IAQJED); and evaluation of appearance, language, playfulness and motivation by the public, with an adapted instrument. Data were entered and analyzed using the statistical program STATA® version 16.0. After creating the content and script, the Quiz was developed using JoomlaTM software, divided into 5 phases, containing 30 questions in total. It was considered valid in relation to its content and appearance, with a value of 1.0 in SCVI/Ave and 0.949 in IVATES, respectively. In the quality assessment, it was considered “excellent” in its educational function, based on the IAQJED score. According to the public, there was 100% agreement on most of the items evaluated, with a percentage of 71.42% regarding the size of the figures and 57.14% regarding the game having provoked reflection on life attitudes. Thus, the Quiz was considered valid in content and appearance, excellent in quality as an educational digital game and presented itself as adequate in terms of appearance, language, playfulness and motivation for the public. The game can contribute to nursing practice in adolescent health education, being a safe source of knowledge seeking, applying it in an attractive and easy-to-understand way. It suggests the development of new studies based on interventions with adolescents and verification of the knowledge obtained with the Quiz.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Darley Rodrigues da Silva.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons