Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56326
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Junior Joaquim da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-21T12:37:27Z | - |
dc.date.available | 2024-05-21T12:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Junior Joaquim da. Role playing game no ensino de bioquímica: uma abordagem a partir do papel da memória na aprendizagem. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56326 | - |
dc.description.abstract | Na atualidade se configura como um desafio para os docentes da educação básica, superar os moldes do ensino tradicional e aperfeiçoar os métodos de ensino de ciências visando torná-los atrativos e dinâmicos. Neste trabalho apresentamos o Role Playing Game (RPG) como uma proposta para o ensino de bioquímica nos anos finais do Ensino Fundamental, pois acreditamos que este pode ser um importante recurso para favorecer a interação e a criatividade entre os estudantes, dinamizando o processo de ensino de um conteúdo marcado pela memorização. Por se consolidar como artefato cultural, o jogo está presente em diversas etapas da vida dos indivíduos e quase sempre está marcado pela interação social. O RPG pode ser considerado como um jogo social uma vez que exige do jogador dialogar e conduzir uma narrativa de forma colaborativa. Neste sentido propomos um jogo de RPG com finalidade didática, portanto evocamos ao entendimento da experiência promovida a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky (1988) que pressupõe a natureza social da aprendizagem e que pode ser um norte para o pensamento lúdico no ambiente escolar. Esta pesquisa também se fundamenta na interpretação de diversos autores da educação em ciências sobre a teoria da rememoração de Bartlett (1995), a qual pressupõe que o indivíduo ao se deparar com a aprendizagem de conceitos científicos, ressignifica seus conhecimentos prévios. Para além disso, o autor estabelece o conceito de esquemas para analisar o papel da memória na rememoração de conceitos científicos. Tendo como base esses pressupostos, este estudo tem como objetivo compreender a relação entre aprendizagem e memória na consolidação dos conceitos bioquímicos de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) e micronutrientes (Sais minerais e vitaminas) mediado por um Role Playing Game (RPG). No que se refere ao percurso metodológico, propõe-se uma abordagem qualitativa de natureza básica e quanto aos objetivos se qualifica como pesquisa explicativa. Quanto aos participantes, a pesquisa foi realizada com um grupo de 4 alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Pernambuco. Para coleta de dados os estudantes responderam a um questionário individual para analisar seus conhecimentos prévios, posteriormente os estudantes participaram de aulas expositivas dialogadas sobre bioquímica, e na sequência foi aplicado o RPG proposto. A partida foi gravada em áudio e vídeo para posterior análise. Após uma semana da aplicação do jogo, os participantes se apresentaram para uma entrevista coletiva semiestruturada. A análise de dados envolveu o confronto dos conceitos apresentados previamente no questionário inicial com aqueles apresentados na entrevista coletiva semiestruturada após o jogo. As trocas discursivas durante o jogo foram analisadas com base em momentos em que os conceitos de bioquímica pareceram relevantes na discussão. No que tange os resultados da pesquisa, foram identificadas diversas alterações mnemônicas que apontam para um processo de construção de significados e aprendizagem. Por fim o principal achado deste trabalho foi revelar a possibilidade de acesso à construção de significados novos, mediante análise da relação entre memória e aprendizagem refletida nas alterações mnemônicas encontradas, que foram fomentadas pela aplicação do jogo de RPG. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | Bioquímica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Memória eficiente (Jogos) | pt_BR |
dc.title | Role playing game no ensino de bioquímica : uma abordagem a partir do papel da memória na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2264660819896463 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Currently, it is a challenge for basic education teachers to overcome the mold of traditional teaching and improve science teaching methods in order to make them attractive and dynamic. In this work we present the Role Playing Game (RPG) as a proposal for teaching biochemistry in the final years of Elementary School, as we believe that this can be an important resource to encourage interaction and creativity among students, streamlining the teaching process. of content marked by memorization. As it is consolidated as a cultural artifact, the game is present in different stages of individuals' lives and is almost always marked by social interaction. RPG can be considered as a social game since it requires the player to dialogue and lead a narrative in a collaborative way. In this sense, we propose an RPG game with didactic purposes, therefore we evoke the understanding of the experience promoted by Vygotsky's Historical-Cultural theory (1988) which presupposes the social nature of learning and which can be a guide for playful thinking in the school environment. This research is also based on the interpretation of several science education authors on Bartlett's theory of remembrance (1995), which presupposes that the individual, when faced with learning scientific concepts, reframes their previous knowledge. Furthermore, the author establishes the concept of schemes to analyze the role of memory in remembering scientific concepts. Based on these assumptions, this study aims to understand the relationship between learning and memory in the consolidation of the biochemical concepts of macronutrients (carbohydrates, lipids and proteins) and micronutrients (mineral salts and vitamins) mediated by a Role Playing Game (RPG). Regarding the methodological path, a qualitative approach of a basic nature is proposed and in terms of objectives, it qualifies as explanatory research. As for the participants, the research was carried out with a group of 4 students enrolled in the 6th year of Elementary School at a private school in Pernambuco. To collect data, students responded to an individual questionnaire to analyze their prior knowledge. Subsequently, students participated in dialogued expository classes on biochemistry, and then the proposed RPG was applied. The match was recorded in audio and video for later analysis. One week after applying the game, participants presented themselves for a semi-structured press conference. Data analysis involved comparing the concepts previously presented in the initial questionnaire with those presented in the semi-structured press conference after the game. The discursive exchanges during the game were analyzed based on moments in which biochemistry concepts seemed relevant in the discussion. Regarding the research results, several mnemonic changes were identified that point to a process of meaning construction and learning. Finally, the main finding of this work was to reveal the possibility of access to the construction of new meanings, through analysis of the relationship between memory and learning reflected in the mnemonic changes found, which were encouraged by the application of the RPG game. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Junior Joaquim da Silva.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons