Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTERIO, Carlos Eduardo Ferreira-
dc.contributor.authorREIS, Pedro Henrique dos-
dc.date.accessioned2024-05-20T19:08:10Z-
dc.date.available2024-05-20T19:08:10Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-05-04-
dc.identifier.citationREIS, Pedro Henrique dos. A medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escola. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56318-
dc.description.abstractA medicalização tem afetado a educação escolar pelo aumento no número de diagnósticos. Neste artigo problematizamos sobre os conceitos da medicalização e despatologização no contexto escolar, enfocando as problemáticas do fracasso escolar e abordando aspectos dos desafios do acompanhamento escolar. Discutimos também aspectos de um estudo empírico foi realizado numa escola pública estadual que oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo sido realizadas entrevistas com professoras do AEE e de turmas regulares e uma coordenadora pedagógica. Nossas análises dos dados sugerem reflexões sobre as relações entre os diagnósticos e o papel da escola. O estudo possibilitou refletir sobre os encaminhamentos da escola e a importância de parceria entre professores e pais.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmedicalizaçãopt_BR
dc.subjectfracasso escolarpt_BR
dc.subjectdespatologizaçãopt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.titleA medicalização da educação: o crescimento de diagnósticos infantis e as repercussões na escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9971724123804315pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8396243868031773pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique dos Reis.pdf163,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons