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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56294

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dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Arnor-
dc.contributor.authorGOMES, Dáffyne Auxiliadora Justino-
dc.date.accessioned2024-05-15T17:23:08Z-
dc.date.available2024-05-15T17:23:08Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationGomes, Daffyne Auxiliadora Justino. Uso comunicacional dos professores de educação física com os alunos surdos nas escolas regulares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56294-
dc.description.abstractA organização das estratégias comunicativas utilizadas pelos professores de educação física dentro do contexto escolar é de fundamental importância para a efetividade do uso comunicacional com alunos surdos. A discussão a respeito das formas de comunicação utilizadas entre surdo-surdo e ouvinte -surdo apontam a efetividade da libras como linguagem e instrumento de interação social. O professor pode explorar variáveis dentro da prática da educação física para fomentar o processo de inclusão, além de viabilizar uma melhor aceitação do outro e de si mesmo. A análise dos dados evidencia que os principais entraves são enfrentados pelos próprios docentes por falta do conhecimento adequado sobre a surdez e sobre a língua brasileira de sinais. De antemão, a partir dessa análise foram utilizadas para a elaboração deste trabalho, práticas metodológicas no sentido de desenvolver o uso comunicacional e incentivar a participação do indivíduo com deficiência auditiva nas aulas de educação física. No qual, o objetivo presente deste estudo é analisar o uso comunicacional dos professores de educação física com os alunos surdos nas escolas regulares, para as capturas dos dados foram utilizadas pesquisas de revisão de literatura exploratórias, descritivas e bibliográficas. Ao fim da pesquisa depreende-se que faz-se necessária a oferta de capacitações periódicas sobre as deficiências para professores de educação física, com o intuito de torná-los aptos a trabalhar com o público alvo, possibilitando variações das metodologias e principalmente entre a comunicação professor ouvinte e aluno surdo possibilitando para que cresce o número de professores bilíngue, no qual permitirá aos surdos um contato mais cedo com a própria língua e uma maior inclusão.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAluno Surdopt_BR
dc.subjectProfessor Ouvintept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEscola Regularpt_BR
dc.titleUso comunicacional dos professores de educação física e alunos surdos nas escolas regularespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1440239727065998pt_BR
dc.description.abstractxThe organization of the communicative strategies used by physical education teachers within the school context is of fundamental importance for the effectiveness of the communicational use with deaf students. The discussion about the forms of communication used between deaf-deaf and hearing-deaf point to the effectiveness of Libras as a language and instrument of social interaction. The teacher can explore variables within the practice of physical education to foster the process of inclusion, in addition to enabling a better acceptance of the other and of oneself. The analysis of the data shows that the main obstacles are faced by the teachers themselves due to the lack of adequate knowledge about deafness and about Brazilian Sign Language. Beforehand, from this analysis, methodological practices were used for the elaboration of this work, in order to develop the communicational use and encourage the participation of the individual with hearing impairment in physical education classes. In which, the present objective of this study is to analyze the communicational use of physical education teachers with deaf students in regular schools, for the data captures exploratory literature review researches were used, descriptive and bibliographic. At the end of the research, it is necessary to offer periodic training on disabilities for physical education teachers, in order to make them able to work with the target audience, enabling variations in methodologies and especially between the communication between hearing teacher and deaf student, enabling the number of bilingual teachers to grow. in which it will allow the deaf to have earlier contact with their own language and greater inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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