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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorTORQUATO, Daniele de Barros-
dc.date.accessioned2024-05-14T00:30:34Z-
dc.date.available2024-05-14T00:30:34Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.date.submitted2024-05-13-
dc.identifier.citationTORQUATO, Daniele de Barros. Conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284-
dc.description.abstractOs aprendizes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também vivenciam o percurso evolutivo expresso por meio de hipóteses sobre o sistema alfabético, descritas na teoria da Psicogênese da Escrita. Contudo, necessitam de um conjunto estratégias didáticas que lhes oportunizem mobilizar conhecimentos necessários para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Dentre os possíveis recursos pedagógicos, destacamos o uso dos jogos. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo investigar que conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética são revelados por uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações de uso de jogos de alfabetização. Para esse fim, realizou-se um estudo de caso, o qual contou com a participação de uma criança com TEA matriculada no 1° ano do ensino fundamental. Para investigação foram realizadas três sessões com uso de jogos de alfabetização que contemplam atividades de análise fonológica: Caça rimas, Trinca mágica e Batalha de Palavras. As análises apontaram que a participante do estudo se encontrava na hipótese de escrita pré-silábica, mas possível indício de transição para hipótese silábica “sem valor sonoro”. As habilidades fonológicas demonstradas, com mediação, pela estudante durante as sessões com uso dos jogos foram: reconhecer palavras que começam com a mesma sílaba, identificar que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais e comparar, de maneira parcial, palavras quanto ao número de sílabas.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSEApt_BR
dc.subjectTeoria da Psicogênese da Escritapt_BR
dc.subjectEstudantes com TEApt_BR
dc.subjectJogos de alfabetizaçãopt_BR
dc.titleConhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9490727886530309pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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