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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | TORQUATO, Daniele de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T00:30:34Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T00:30:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-13 | - |
dc.identifier.citation | TORQUATO, Daniele de Barros. Conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56284 | - |
dc.description.abstract | Os aprendizes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também vivenciam o percurso evolutivo expresso por meio de hipóteses sobre o sistema alfabético, descritas na teoria da Psicogênese da Escrita. Contudo, necessitam de um conjunto estratégias didáticas que lhes oportunizem mobilizar conhecimentos necessários para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Dentre os possíveis recursos pedagógicos, destacamos o uso dos jogos. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo investigar que conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética são revelados por uma estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações de uso de jogos de alfabetização. Para esse fim, realizou-se um estudo de caso, o qual contou com a participação de uma criança com TEA matriculada no 1° ano do ensino fundamental. Para investigação foram realizadas três sessões com uso de jogos de alfabetização que contemplam atividades de análise fonológica: Caça rimas, Trinca mágica e Batalha de Palavras. As análises apontaram que a participante do estudo se encontrava na hipótese de escrita pré-silábica, mas possível indício de transição para hipótese silábica “sem valor sonoro”. As habilidades fonológicas demonstradas, com mediação, pela estudante durante as sessões com uso dos jogos foram: reconhecer palavras que começam com a mesma sílaba, identificar que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais e comparar, de maneira parcial, palavras quanto ao número de sílabas. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | SEA | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Psicogênese da Escrita | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com TEA | pt_BR |
dc.subject | Jogos de alfabetização | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética revelados por uma estudante com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo a partir de situações com uso de jogos de alfabetização. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9490727886530309 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Daniele de Barros Torquato.pdf | 763,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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