Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56271
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Aurenéa Maria de | - |
dc.contributor.author | GOMES, Natália do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T12:49:04Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T12:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-09 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Natalia do Nascimento. A escolarização em uma unidade socioeducativa de internação feminina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56271 | - |
dc.description.abstract | As adolescentes que cometem ato infracional grave são destinadas à cumprirem uma medida socioeducativa de internação. Durante esse período, as unidades de internação devem assegurar o direito à escolarização, entretanto, há uma carência de produções acadêmicas acerca de como essa escolarização está sendo dada. Diante disso, este trabalho apresenta um estudo de caso que tem como objetivo analisar a escolarização ofertada em uma unidade socioeducativa de internação feminina no estado de Pernambuco. A fim de compreender o dinamismo da vida escolar, as dimensões institucional/organizacional e a instrucional/pedagógica foram analisadas, a partir do método etnográfico. Para tal, foram realizados levantamentos da infraestrutura e recursos; equipe docente, pedagógica e administrativa; ingresso na escola e o perfil das alunas. Ocorreram observações não participantes das aulas e atividades, e por fim, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 6 alunas, 3 professoras e a coordenadora pedagógica, a fim de conhecer as perspectivas dos envolvidos sobre a escolarização ofertada. Como resultado obtivemos que se deve tomar o cuidado de não atribuir à escolarização todo o poder do processo de ressocialização, haja vista que ela é apenas um dos pilares desse processo que envolve, além dela, ações de assistência social, saúde, profissionalização, assistência psicológica, entre outros. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | escolarização | pt_BR |
dc.subject | internação feminina | pt_BR |
dc.subject | unidade socioeducativa | pt_BR |
dc.subject | ressocialização | pt_BR |
dc.title | A escolarização em uma unidade socioeducativa de internação feminina | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8610442220256282 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescents who commit a serious infraction are destined to comply with a socio-educational measure of internment. During this period, hospitalization units must ensure the right to schooling, however, there is a lack of academic production on how this schooling is being provided. Therefore, this work presents a case study that aims to analyze the schooling offered in a socio-educational unit for female hospitalization in the state of Pernambuco. In order to understand the dynamism of school life, the institutional/organizational and instructional/pedagogical dimensions were analyzed using the ethnographic method. To this end, surveys of infrastructure and resources were carried out; teaching, pedagogical and administrative team; entry into the school and the profile of the students. There were non-participating observations of classes and activities, and finally, semi-structured interviews were carried out with 6 students, 3 teachers and the pedagogical coordinator, in order to understand the perspectives of those involved on the schooling offered. As a result, we obtained that care must be taken not to attribute all the power of the resocialization process to schooling, given that it is just one of the pillars of this process that involves, in addition, social assistance actions, health, professionalization, psychological assistance , between others. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
artigo.TCC FINAL LIDO-1-1-37.pdf | 321,1 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License