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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56269
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BESERRA, Leila Brunet de Sá | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Edgar Barbosa Ferreira Bosak Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T12:30:58Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T12:30:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Edgar Barbosa Ferreira Bosak Mendes de. Uso e análise de ferramenta BIM para aprimoramento do projeto de contenção de encostas em ambiente urbano com alta densidade populacional. 2024. 97 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56269 | - |
dc.description.abstract | A crescente preocupação com a segurança e estabilidade das encostas tem impulsionado a implementação de projetos de contenção, que frequentemente envolvem estruturas geotécnicas complexas. Este estudo explora o uso do Building Information Modeling (BIM), especificamente o software Civil 3D da Autodesk, como uma ferramenta inovadora para esse fim. O objetivo é aplicar o Civil 3D na modelagem de uma solução de contenção em uma área urbana densamente povoada, caracterizada por topografia irregular. Utilizando dados planialtimétricos fornecidos pela empresa Engeconsult Consultores Técnicos, foi desenvolvido um modelo parametrizado de contenção, explorando funcionalidades do Civil 3D para modelagem geométrica, representação tridimensional e agregação de dados. A metodologia abrangeu a integração de dados topográficos, características geotécnicas, parâmetros de projeto e análise de desempenho do modelo. Os resultados demonstraram a possibilidade de eficiência do Civil 3D na interação entre dimensionamento e desenho, proporcionando economia de tempo e simplificando verificações adicionais. Testes de processamento indicaram maior precisão na modelagem quando comparados os quantitativos de movimentação de terra, especialmente em relação ao uso com a superfície TIN (Triangulated Irregular Network) do terreno natural. Por fim, a validação do modelo BIM foi realizada com sucesso, transferindo dados entre o Civil 3D e o Navisworks sem perda de informações ou deformações na geometria do modelo. Esse processo incluiu dados georreferenciados, quantitativos de volumes, dimensões da contenção e a superfície do terreno natural. | pt_BR |
dc.format.extent | 98p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contenção de encostas | pt_BR |
dc.subject | Building Information Modeling | pt_BR |
dc.subject | AutoCAD Civil 3D | pt_BR |
dc.subject | Modelagem geométrica | pt_BR |
dc.subject | Modelagem parametrizada | pt_BR |
dc.title | Uso e análise de ferramenta BIM para aprimoramento do projeto de contenção de encostas em ambiente urbano com alta densidade populacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7994947735190615 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7548008171354094 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The growing concern for the safety and stability of slopes has driven the implementation of containment projects, often involving complex geotechnical structures. This study explores the use of Building Information Modeling (BIM), specifically Autodesk’s Civil 3D software, as an innovative tool for this purpose. The objective is to apply Civil 3D in modeling a containment solution in a densely populated urban area characterized by irregular topography. Using planimetric data provided by Engeconsult Consultores Técnicos, a parameterized containment model was developed, leveraging Civil 3D functionalities for geometric modeling, three-dimensional representation, and data aggregation. The methodology encompassed the integration of topographic data, geotechnical characteristics, design parameters, and model performance analysis. The results demonstrated the efficiency of Civil 3D in bridging the gap between design and drawing, leading to time savings and streamlining additional checks. Processing tests indicated greater accuracy in modeling, particularly concerning earth movement quantities, when compared to using the natural terrain’s Triangulated Irregular Network (TIN) surface. Finally, successful validation of the BIM model was achieved by seamlessly transferring data between Civil 3D and Navisworks, without loss of information or geometry deformations. This process included georeferenced data, volume quantification, containment dimensions, and the natural terrain surface. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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