Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Cláudio Ubiratan-
dc.contributor.authorMOTA, Camila Lucena-
dc.date.accessioned2024-05-09T14:04:14Z-
dc.date.available2024-05-09T14:04:14Z-
dc.date.issued2023-05-16-
dc.date.submitted2024-05-03-
dc.identifier.citationMOTA, Camila Lucena. DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADE. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247-
dc.description.abstractTendo em vista a importância de buscar novos paradigmas, conhecimentos, metodologias e práticas menos agressivas a natureza e à coletividade, especialmente diante das diversas catástrofes ocorridas no mundo, como degradações ambientais e sociais, que ressaltaram a necessidade de mudanças radicais no sistema explorador em que estamos inseridos, o avanço do pensamento crítico sobre a realidade é fundamental para a mudança. Com o incentivo em colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico através da explanação e análise de aspectos do atual contexto social, acreditamos ser de fundamental importância a tomada de consciência da realidade e da origem dos problemas para que seja possível pensar uma nova forma de existir, cocriando uma outra realidade mais justa. Para tanto, exploramos, então, através de um diálogo entre o ensino da Geografia e a Agroecologia a fim de analisar as lições que a Agroecologia tem para ensinar a Geografia e como o ensino da Geografia pode auxiliar na disseminação da Agroecologia, não só como modo de vida e interação com a natureza e a produção de alimentos, mas também como reforço revolucionário para mudanças radicais do/no sistema de exploração ao qual somos submetidos. Para tanto, realizamos levantamento bibliográfico que forneceu aporte teórico-conceitual para reflexões necessárias. Diante disso, constatamos a importância da Agroecologia como estratégia de resistência e paradigma revolucionário, no processo de ensino-aprendizagem da Geografia como impulsionador do pensamento critico e conhecimento da realidade, o que legitima a Educação, em conjunto com a organização social e política, como arma revolucionária.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.titleDIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3991816410702298pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9294713752237494pt_BR
dc.description.abstractxTeniendo presente la importancia de buscar nuevos paradigmas, conocimientos, metodologías y prácticas menos agresivas con la naturaleza y la comunidad, especialmente ante las diversas catástrofes ocurridas en el mundo, como la degradación ambiental y social, que han resaltado, ante la necesidad de cambios radicales en el sistema explotador que estamos insertos, el avance del pensamiento crítico sobre la realidad es fundamental para el cambio. Motivados de colaborar con el desarrollo del pensamiento crítico a través de la explicación y análisis de aspectos del contexto social actual, creemos que es de fundamental importancia tomar conciencia de la realidad y el origen de los problemas para que sea posible pensar en una nueva forma de existir, cocreando otra realidad más justa. Por lo tanto, exploramos, a través de un diálogo entre la enseñanza de la Geografía y la Agroecología, con el fin de analizar las lecciones que la Agroecología tiene para enseñar a la Geografía y cómo la enseñanza de la Geografía puede ayudar en la difusión de la Agroecología, no solo como una forma de vida. e interacción con la naturaleza y la producción de alimentos, pero también como refuerzo revolucionario para cambios radicales en el sistema de explotación al que estamos sometidos. Para ello, realizamos un levantamiento bibliográfico que brindó sustento teórico y conceptual a las reflexiones necesarias. Ante esto, encontramos la importancia de la Agroecología como estrategia de resistencia y paradigma revolucionario, en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía como motor del pensamiento crítico y del conocimiento de la realidad, que legitima la Educación, junto con la organización social y política, como arma revolucionaria.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC -LICENCIATURA- Camila Mota - 2023.pdf306,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons