Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Cláudio Ubiratan | - |
dc.contributor.author | MOTA, Camila Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T14:04:14Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T14:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-03 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Camila Lucena. DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADE. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56247 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista a importância de buscar novos paradigmas, conhecimentos, metodologias e práticas menos agressivas a natureza e à coletividade, especialmente diante das diversas catástrofes ocorridas no mundo, como degradações ambientais e sociais, que ressaltaram a necessidade de mudanças radicais no sistema explorador em que estamos inseridos, o avanço do pensamento crítico sobre a realidade é fundamental para a mudança. Com o incentivo em colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico através da explanação e análise de aspectos do atual contexto social, acreditamos ser de fundamental importância a tomada de consciência da realidade e da origem dos problemas para que seja possível pensar uma nova forma de existir, cocriando uma outra realidade mais justa. Para tanto, exploramos, então, através de um diálogo entre o ensino da Geografia e a Agroecologia a fim de analisar as lições que a Agroecologia tem para ensinar a Geografia e como o ensino da Geografia pode auxiliar na disseminação da Agroecologia, não só como modo de vida e interação com a natureza e a produção de alimentos, mas também como reforço revolucionário para mudanças radicais do/no sistema de exploração ao qual somos submetidos. Para tanto, realizamos levantamento bibliográfico que forneceu aporte teórico-conceitual para reflexões necessárias. Diante disso, constatamos a importância da Agroecologia como estratégia de resistência e paradigma revolucionário, no processo de ensino-aprendizagem da Geografia como impulsionador do pensamento critico e conhecimento da realidade, o que legitima a Educação, em conjunto com a organização social e política, como arma revolucionária. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino da geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Revolução | pt_BR |
dc.title | DIÁLOGO ENTRE O ENSINO DA GEOGRAFIA E A AGROECOLOGIA PARA ENTENDER E AO MESMO TEMPO CONSTRUIR UMA OUTRA REALIDADE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3991816410702298 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9294713752237494 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teniendo presente la importancia de buscar nuevos paradigmas, conocimientos, metodologías y prácticas menos agresivas con la naturaleza y la comunidad, especialmente ante las diversas catástrofes ocurridas en el mundo, como la degradación ambiental y social, que han resaltado, ante la necesidad de cambios radicales en el sistema explotador que estamos insertos, el avance del pensamiento crítico sobre la realidad es fundamental para el cambio. Motivados de colaborar con el desarrollo del pensamiento crítico a través de la explicación y análisis de aspectos del contexto social actual, creemos que es de fundamental importancia tomar conciencia de la realidad y el origen de los problemas para que sea posible pensar en una nueva forma de existir, cocreando otra realidad más justa. Por lo tanto, exploramos, a través de un diálogo entre la enseñanza de la Geografía y la Agroecología, con el fin de analizar las lecciones que la Agroecología tiene para enseñar a la Geografía y cómo la enseñanza de la Geografía puede ayudar en la difusión de la Agroecología, no solo como una forma de vida. e interacción con la naturaleza y la producción de alimentos, pero también como refuerzo revolucionario para cambios radicales en el sistema de explotación al que estamos sometidos. Para ello, realizamos un levantamiento bibliográfico que brindó sustento teórico y conceptual a las reflexiones necesarias. Ante esto, encontramos la importancia de la Agroecología como estrategia de resistencia y paradigma revolucionario, en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía como motor del pensamiento crítico y del conocimiento de la realidad, que legitima la Educación, junto con la organización social y política, como arma revolucionaria. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -LICENCIATURA- Camila Mota - 2023.pdf | 306,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons