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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56244

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES, José Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Marlisson Lopes da-
dc.date.accessioned2024-05-09T13:29:26Z-
dc.date.available2024-05-09T13:29:26Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2024-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Marlisson Lopes da. Uso de geossintéticos como reforço em obras geotécnicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56244-
dc.description.abstractAs obras de engenharia civil são executadas sobre o solo, por este motivo é indispensável o conhecimento das características e comportamento do solo em cada obra em particular de modo a evitar retrabalhos e prejuízos. Os solos moles se destacam por serem um dos principais causadores de problemas, principalmente no que tange às questões de estabilidade e recalque. A engenharia geotécnica engloba uma ampla variedade de técnicas para lidar com diversas situações problemáticas que podem ocorrer com os solos de baixa capacidade de carga. Um problema em particular é o aterro sobre os solos moles, onde a principal preocupação nos projetos desse tipo de construção são a estabilidade e o recalque. Neste artigo, é apresentada uma situação hipotética em que um solo mole deve suportar uma estrada com duas vias, com uma das vias levando ao encontro de uma ponte. Para resolver o problema de instabilidade provocado pela carga dos aterros da estrada no solo mole, será empregado o uso de material geossintético. E para análise do recalque resultante da carga do aterro, dada a sua altura elevada, no encontro de ponte sobre o solo mole, será considerada a solução combinada do método construtivo de aterro em etapas com o uso de material geossintético. Este material atuará no contato entre o aterro e o solo visando gerar mais resistência à tração de forma a garantir a estabilidade.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeossintéticopt_BR
dc.subjectAterropt_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.subjectRecalquept_BR
dc.titleUso de geossintéticos como reforço em obras geotécnicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6754008183460303pt_BR
dc.description.abstractxEngineering civil works are carried out on the ground, which is why knowledge of the characteristics and behavior of the soil in each specific project is essential to avoid rework and losses. Soft soils stand out as one of the main causes of problems, especially regarding stability and settlement issues. Geotechnical engineering encompasses a wide range of techniques to address various problematic situations that may arise with low-bearing capacity soils. One particular problem is embankments on soft soils, where the primary concerns in such construction projects are stability and settlement. In this article, a hypothetical situation is presented in which soft soil must support a two-lane road, with one lane leading to a bridge. To address the instability issue caused by the load of the road embankments on the soft soil, geosynthetic materials will be employed. To manage the settlement resulting from the high embankment load, especially at the bridge abutment on the soft soil, a combined solution of phased embankment construction with the use of geosynthetic materials will be considered. This material will act at the interface between the embankment and the soil to increase tensile strength, ensuring stability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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