Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56235

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Fátima Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Gonçalves Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-05-08T15:40:02Z-
dc.date.available2024-05-08T15:40:02Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Gonçalves Barbosa da. A Influência dos Esportes Alternativos na Adesão das Aulas de Educação Física Escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56235-
dc.description.abstractEste trabalho discute os principais aspectos relacionados à inserção dos esportes alternativos na educação física escolar, a partir da investigação sobre conceitos, abordagens e desafios para a implementação dos esportes alternativos. Ao analisar a trajetória da educação física no âmbito escolar percebe-se uma predominância em conteúdos tradicionalistas e diante disso a inserção de novos esportes torna-se menos frequente, sendo pouca as experiências que o estudante pode ter ao não vivenciar diferentes tipos de esportes alternativos, além de diminuir a participação dos discentes por não se identificarem com os esportes já apresentados. A partir disso, a educação física em sua diversidade de conteúdos pode se tornar aliada em possibilitar aos discentes experimentações de esportes não tradicionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos esportes alternativos na participação dos estudantes nas aulas de educação física, narrando o que se investigou através de livros, repositórios, anais de congressos, artigos e revistas buscando mais conhecimentos sobre a temática em questão. Ademais, analisou-se possibilidades de implementação dos esportes não tradicionais por meio de abordagens metodológicas da educação física. A partir de uma visão qualitativa foram encontrados indícios de um aumento na participação do corpo discente, por meio da inserção dos esportes alternativos. Portanto, muitos dos alunos parecem mais interessados e participantes nas aulas quando vivenciam um esporte alternativo, o que evidencia a importância de inserir novas práticas dentro do cotidiano escolar, visando proporcionar maiores experiências para e troca de conhecimento para docente e discente.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsportes Alternativospt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectAbordagens Pedagógicaspt_BR
dc.titleA influência dos esportes alternativos na adesão das aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5368203964151078pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271780442828859pt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses the main aspects related to the inclusion of alternative sports in school physical education, based on an investigation of the concepts, approaches and challenges of implementing alternative sports. When analyzing the evolution of physical education in the school environment, we see a predominance of traditionalist content and, as a result, the insertion of new sports becomes less frequent, with few experiences that the student can have by not experiencing different types of alternative sports, in addition to reducing the participation of students because they do not identify with the sports already presented. Based on this, physical education in its diversity of content can become an ally in enabling students to experiment with non-traditional sports. In this sense, this research aims to analyze the influence of alternative sports on students' participation in physical education classes, narrating what was investigated through books, repositories, congress proceedings, articles and magazines seeking more knowledge on the subject in question. In addition, the possibilities of implementing non-traditional sports through methodological approaches to physical education were analyzed. From a qualitative point of view, we found evidence of an increase in student participation through the inclusion of alternative sports. Therefore, many of the students seem to be more interested and participate in class when they experience an alternative sport, which highlights the importance of introducing new practices into everyday school life, with the aim of providing greater experience and knowledge exchange between teachers and students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - LUCAS GONÇALVES BARBOSA DA SILVA.pdf325,99 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons