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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56218

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSENNA, Sueli Moreno-
dc.contributor.authorSILVA, Thayná Maria de Arruda-
dc.date.accessioned2024-05-07T13:43:46Z-
dc.date.available2024-05-07T13:43:46Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2024-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Thayná Maria de Arruda. Cuidado de crianças autistas associado à práticas integrativas e complementares em saúde: revisão integrativa. 2023. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56218-
dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico crônico que afeta principalmente o desenvolvimento psíquico dos pacientes. Descoberto comumente na primeira infância, terapias não medicamentosas têm sido amplamente utilizadas como tratamento para amenizar seus sintomas. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi identificar os principais impactos da utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no cuidado de crianças diagnosticadas com TEA a partir de evidências científicas. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e Scopus com os descritores “Transtorno Autístico”, “Terapias Complementares” e “Criança”. Na análise dos 11 artigos incluídos, foi observado que o uso das PICS como tratamento auxiliar para o TEA indicaram melhorias significativas na vida dos pacientes. Pode-se destacar a promoção da autonomia, bem-estar físico e psicológico, diminuição de estereotipias, sem causar infortúnios à saúde. Embora sejam terapias de fácil acesso, ainda são áreas de conhecimento pouco exploradas para crianças com TEA.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno Autísticopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectTerapias Complementarespt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCuidado da criançapt_BR
dc.titleCuidado de crianças autistas associado à práticas integrativas e complementares em saúde: revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6308198850394934pt_BR
dc.description.abstractxAutism spectrum disorder (ASD) is a modern neurobiological disorder that mainly affects the psychic development of patients. Commonly discovered in early childhood, non-drug therapies have been widely used as a treatment to alleviate its symptoms. Therefore, the objective of the present study was to identify the main impacts of using Integrative and Complementary Health Practices (PICS) in the care of children released with ASD based on scientific evidence. An integrative review was carried out in the LILACS, SciELO, MEDLINE and Scopus databases with the descriptors “Autistic Disorder”, “Complementary Therapies” and “Child”. In the analysis of the 11 articles included, it was observed that the use of PICS as an auxiliary treatment for ASD indicated significant improvements in the lives of patients. We can highlight the promotion of autonomy, physical and psychological well-being, reduction of stereotypies, without causing discomfort to health. Although they are easily accessible therapies, they are still areas of knowledge explored for children with ASD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

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