Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56163

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorMARINHO, Marília dos Santos-
dc.date.accessioned2024-04-30T18:47:05Z-
dc.date.available2024-04-30T18:47:05Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationMARINHO, Marília dos Santos. Relações entre a imaginação e a iconicidade textual na obra Isaac no mundo das partículas: uma análise na construção de significados sobre o conceito de átomo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56163-
dc.description.abstractO uso de narrativas ficcionais na Educação Científica possibilita situações didáticas através de relações entre elementos narrativos e a aprendizagem de conceitos abstratos. Todavia, não se tem investigado o papel desses elementos na aprendizagem, em termos de como eles se associam aos processos cognitivos dos estudantes. Nesta pesquisa, realizamos uma intervenção em uma turma de História da Química de um curso de licenciatura em Química, para investigar o papel da narrativa de Isaac no Mundo das Partículas ao se associar a níveis de iconicidade e à imaginação na aprendizagem do conceito de átomo. Para isso, consideramos a aprendizagem como uma construção de significados, a partir da Psicologia Cultural Semiótica. Tratando-se de uma pesquisa descritiva que se aproxima de uma explicativa, realizada por meio de um estudo de caso e uma pesquisa participante, realizamos uma intervenção com a turma inteira, mas nossos dados foram construídos pela análise qualitativa dos discursos escrito e falado de três estudantes (E1, E2 e E3). Ao analisar os dados de discussões e questionários, através da Teoria da Iconicidade Verbal, observamos que os estudantes realizam transformações diagramáticas e imagéticas do conteúdo da obra para construir significados sobre o átomo. Isso aconteceu através de relações de semelhança entre signos que remetem a outros signos icônicos (imagens mentais) e elementos fantásticos na história. Essas relações alimentaram movimentos imaginativos na aprendizagem, os quais se associaram a caminhos subjetivos traçados pelos estudantes. Para investigar como esses caminhos foram construídos, realizamos uma entrevista semiestruturada com cada participante. Através do modelo do Gegenstand, percebemos que a leitura possibilitou a emergência de vetores de significação, novos significados prospectados, a partir de processos criados pela interação estudante-livro. A presença de marcadores nos discursos dos participantes demonstrou que tais processos contribuíram para os vetores de ampliação, à medida que os aspectos da narrativa foram selecionados pelos estudantes e intensificados ao serem associados ao cotidiano; adaptação, quando os estudantes incorporaram falas dos personagens literários para significar o átomo na realidade; e afetividade, observado no discurso de E2, quando a estudante associou elementos fantásticos da narrativa às suas memórias afetivas para significar o átomo. Nessa perspectiva, nossos achados apontam que a relação Ciência-Literatura em sala de aula não só alimenta conexões entre fantasia e mundo real, mas, ao gerar movimentos imaginativos na aprendizagem, possibilita trocas e ações no mundo concreto para a construção de significados de conceitos abstratos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁtomospt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectGegenstandpt_BR
dc.titleRelações entre a imaginação e a iconicidade textual na obra Isaac no mundo das partículas : uma análise na construção de significados sobre o conceito de átomopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6771408463970169pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of fictional narratives in Science Education enables didactic situations through relationships between narrative elements and the learning of abstract concepts. However, the role of these elements in learning, in terms of how they are associated with students' cognitive processes, has not been thoroughly investigated. In this research, we conducted an intervention in a History of Chemistry class in a Chemistry teaching program to investigate the role of Isaac's narrative in the World of Particles in relation to levels of iconicity and imagination in learning the concept of the atom. To do so, we considered learning as a construction of meanings based on Cultural Semiotic Psychology. This descriptive, explanatory research, conducted through a case study and participant observation, involved an intervention with the entire class. However, our data were constructed through qualitative analysis of the written and spoken discourses of three students (E1, E2, and E3). Analyzing data from discussions and questionnaires using Verbal Iconicity Theory, we observed that students made diagrammatic and imagistic transformations of the content of the work to construct meanings about the atom. This occurred through relations of similarity between signs that referred to other iconic signs (mental images) and fantastical elements in the story. These relationships fueled imaginative movements in learning, which were associated with subjective paths traced by the students. To investigate how these paths were constructed, we conducted a semi-structured interview with each participant. Through the Gegenstand model, we noticed that reading allowed the emergence of vectors of meaning, new meanings anticipated, based on processes created by student-book interaction. The presence of markers in the participants' discourses demonstrated that these processes contributed to vectors of enlargement, as narrative aspects were selected by students and intensified when associated with everyday life; adaptation, as students incorporated literary character dialogues to signify the atom in reality; and affectivity, observed in E2's discourse, where the student associated fantastical elements of the narrative with her affective memories to signify the atom. From this perspective, our findings suggest that the Science-Literature relationship in the classroom not only fosters connections between fantasy and the real world but, by generating imaginative movements in learning, enables exchanges and actions in the concrete world for the construction of meanings of abstract concepts.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília dos Santos Marinho.pdf5,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons