Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56139

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorMACÊDO, Maria Claudia Gama Fialho-
dc.date.accessioned2024-04-29T18:33:32Z-
dc.date.available2024-04-29T18:33:32Z-
dc.date.issued2024-03-25-
dc.identifier.citationMACÊDO, Maria Claudia Gama Fialho. Inclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA): uma intervenção pedagógica e suas contribuições na formação docente. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56139-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição da intervenção pedagógica voltada à formação docente em serviço no que diz respeito à inclusão dos alunos com TEA. O referencial teórico foi embasado em estudos de Russo (2020), Ferreira e Oliveira (2016), Azevedo (2017), Thiollent (2011), Tardif (2002), dentre outros que contribuíram para dar suporte à escrita dessa dissertação. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo a Pesquisa-ação a metodologia escolhida para conduzir o caminho ou o conjunto de procedimentos que irá interligar conhecimento e ação, ou para extrair da ação novos conhecimentos. O lócus da pesquisa foi a escola municipal Ministro Jarbas Passarinho, localizada no município do Ipojuca- PE. Participaram da pesquisa 06 (seis) professores efetivos do ensino fundamental dos anos iniciais e finais, nos quais possuíam alunos com TEA em suasrespectivas turmas. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevistasemiestruturada, no qual foi realizadaem dois momentos distintos, antes e após a intervenção.Os resultados demonstraram quanto à concepção dos docentes no que tange aos aspectos da inclusão educacional dos alunos com TEA, que todos os profissionais entrevistados apresentaram uma concepção mais próxima de uma perspectiva inclusiva quando comparados com as ideias iniciais, ou seja, antes da participação nas formações. No que se refere à sensibilização dos professores, podemos constatar que de fato ocorreram mudançascomportamentais relacionadas ao olhar, pensar e se mover com intencionalidade, demonstrando uma certa sensibilidade com relação ao senso de responsabilidade e conscientização do seu real papel enquanto docente no processo de inclusão desses alunos. Quando Ao analisarmos as principais dificuldades relatadas pelos docentes no que tange ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos com TEA, percebemos que, o planejamento do ensino parece estar diretamente associado aos saberes docentes e que a falta ou a defasagem nesses saberes implicam em um planejamento sem intencionalidade e professores poucoinstrumentalizados para direcionar estratégias específicas que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com TEA. E por fim, averiguamos a importância das formações continuadas em serviço na concepção dos professores envolvidos na pesquisa e aferimos que em geral todos concordam que as formações continuadas são um caminho interessante nesse processo de compreender as características, desenvolver estratégias e direcionar a prática pedagógica aos estudantes com TEA. Deixamos comocontribuição dois produtos educacionais, o primeiro foi a estruturação e sistematização de uma proposta de formação continuada em serviço, que poderá ser utilizada como modelo e replicada em outras escolas e municípios, e o segundo trata-se de um quiz, jogo de perguntase respostas, no formato digital e que poderá ser utilizado pelos formadores como instrumento de avaliação diagnóstica nos momentos oportunos de formação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.relation.haspartPRODUTO EDUCACIONAL 1: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO-
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autista - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleInclusão do aluno com transtorno do espectro autista (TEA) : uma intervenção pedagógica e suas contribuições na formação docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2609203130143480pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Basicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the contribution of a pedagogical intervention focused on in service teacher training regarding the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a municipalschool. The theoretical framework was based on studies of Russo (2020), Ferreira e Oliveira (2016), Azevedo (2017), Thiollent (2011), Tardif (2002), among others that contributed to support the writing of this dissertation. This is qualitative research, being the action research the chosen methodology, due to its capacity of leading the way or setting procedures that will interconnect knowledge and action, or to extract new knowledge from action. The research was carried out at the municipal school Minister Jarbas Passarinho, in the city of Ipojuca, PE, with 06 (six) permanent teachers of the initial and final years of elementary school, who had students with ASD in their respective classes. The instrument used for data collection was a semi-structured interview, which was carried out in two distinctmoments, before and after the intervention. The results showed that the teachers’ conception, regarding the aspects of educational inclusion ofstudents with ASD, got closer to an inclusiveperspective after the intervention. Regarding the teachers’ awareness, there were behavioral changes related to the way of looking, thinking and moving with intentionality, a sense of responsibility and awareness of their real role as teachers in the inclusion process of these students. When we analyzed the main difficulties reported by teachers regarding the teaching- learning process of students with ASD, we noticed that the teaching plan seems to be directly associated with the teacher’s knowledge and that the lack or lag in these knowledges impliesin a plan without intentionality and that the teachers are poorly instrumentalized to direct specific strategies that contribute to developing the potential ofstudents with ASD. Finally, we ascertain the importance of continued education in service, and that, in general, all the teachers agree that thecontinued education is an interesting way in this process of understanding the characteristics, to develop strategies and direct pedagogical practice to students with ASD. We left as contribution two educational products, the first was thestructuring and systematization of a proposal for continued education in service, which can beused as a model and replicated in other schools and municipalities, and the second is a quiz, game of questions and answers, in digital format and that can be used by the trainers as a diagnostic evaluation tool in opportune moments of formation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Claudia Gama Fialho Macêdo.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons