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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56127
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Camile da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-26T23:46:57Z | - |
dc.date.available | 2024-04-26T23:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Camile da. Análise da compreensão de graduandos de um curso de Química/Licenciatura sobre conceitos associados às teorias atômicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56127 | - |
dc.description.abstract | As disciplinas de ciências naturais, em sua maioria, são um desafio para muitos estudantes. Na Química não é diferente, uma vez que esta ciência é marcada por diversos conceitos complexos. Com isso, pensamos que meios e métodos para amenizar esses pressupostos sobre estas ciências devem fazer parte da identidade docente, uma vez que compreendemos que tornar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes mais leve e significativo é imprescindível. Dessa forma, buscamos entender como funciona a aprendizagem de conceitos através dos perfis conceituais propostos por Mortimer, com o intuito de compreender como ocorre a apropriação destes conceitos e como podemos contribuir para um processo de aprendizagem mais sólido dos estudantes. Assim, os objetivos deste trabalho foram: analisar as concepções de estudantes do 1º período de um curso de Química/Licenciatura, sobre conceitos relacionados às teorias atômicas e suas aplicações em contextos diversos, analisando a coerência destes conceitos e a identificação das zonas de perfil conceitual apresentadas nas respostas dos participantes da pesquisa, com base nas zonas conceituais propostas por Mortimer: sensacionalista, substancialista, clássica e quântica. É válido ressaltar que discutimos sobre os principais modelos atômicos apresentados nos livros pertencentes ao PNLD que de acordo com a pesquisa realizada por Rocha, são os modelos atômicos propostos pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, e para além desses, abordamos algumas propriedades do modelo quântico, pois é um modelo reconhecido pelas zonas de perfil conceitual de átomo propostas pelo autor. Para isso, um questionário com 9 questões foi aplicado em uma Universidade Federal do estado de Pernambuco. Na construção dos dados apresentados pudemos observar que os estudantes possuem, ainda, muitos equívocos em relação à compreensão de conceitos relacionados ao átomo, e também, relacionados às características dos diferentes modelos atômicos propostos ao longo da história da ciência. Pudemos observar, também, a semelhança de propriedades atômicas apresentadas nas respostas dos estudantes, com os pressupostos publicados por diversos cientistas, os quais aparecem na pesquisa sobre os principais modelos atômicos trabalhados nos livros que pertencem ao PNLD. Outrossim, pudemos observar que os participantes desta pesquisa tiveram suas respostas emergindo de uma zona que se destacou nos dados apresentados, a clássica, zona que reconhece o átomo regido pelas leis da mecânica clássica. Além disso, pudemos analisar a presença de mais de uma zona no perfil conceitual de mais de um estudante, sendo essa zona, a quântica, na qual alguns discentes possuíam uma maior apropriação, e outros, a conheciam, porém, não conseguiam fazer associações coerentes de acordo com esta zona, que é marcada por reconhecer um átomo regido pelas leis da mecânica quântica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Átomo | pt_BR |
dc.subject | Perfil conceitual | pt_BR |
dc.title | Análise da compreensão de graduandos de um curso de química/licenciatura sobre conceitos associados às teorias atômicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FREITAS, Ana Paula de Souza de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Natural science subjects, for the most part, are a challenge for many students. In Chemistry it is no different, since this science is marked by several complex concepts. Therefore, we think that means and methods to alleviate these assumptions about these sciences should be part of the teaching identity, since we understand that making the teaching-learning process for students lighter and more meaningful is essential. In this way, we seek to understand how the learning of concepts works through the conceptual profiles proposed by Mortimer, with the aim of understanding how the appropriation of these concepts occurs and how we can contribute to a more solid learning process for students. Thus, the objectives of this work were: to analyze the conceptions of students in the 1st period of a Chemistry/Licenciatura course, on concepts related to atomic theories and their applications in different contexts, analyzing the coherence of these concepts and the identification of conceptual profile zones presented in the responses of research participants, based on the conceptual zones proposed by Mortimer: sensationalist, substantialist, classical and quantum. It is worth highlighting that we discussed the main atomic models presented in the books belonging to the PNLD, which, according to the research carried out by Rocha, are the atomic models proposed by the scientists Dalton, Thomson, Rutherford and Bohr, and in addition to these, we address some properties of the quantum model, as it is a model recognized by the conceptual atom profile zones proposed by the author. For this, a questionnaire with 9 questions was applied at a Federal University in the state of Pernambuco. When constructing the data presented, we were able to observe that students still have many misunderstandings regarding the understanding of concepts related to the atom, and also related to the characteristics of the different atomic models proposed throughout the history of science. We were also able to observe the similarity of atomic properties presented in the students' answers, with the assumptions published by several scientists, which appear in the research on the main atomic models worked on in the books belonging to the PNLD. Furthermore, we were able to observe that the participants in this research had their answers emerging from a zone that stood out in the data presented, the classical zone, a zone that recognizes the atom governed by the laws of classical mechanics. Furthermore, we were able to analyze the presence of more than one zone in the conceptual profile of more than one student, this zone being the quantum one, in which some students had greater appropriation, and others knew it, however, were unable to make coherent associations. according to this zone, which is marked by recognizing an atom governed by the laws of quantum mechanics. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4321016867381686 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Maria Camile da Silva. (2).pdf | 576,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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