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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Roberto Araujo-
dc.contributor.authorSILVA, Victoria Viviane da-
dc.date.accessioned2024-04-25T16:27:40Z-
dc.date.available2024-04-25T16:27:40Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationSILVA,Victória. O uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano.2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Química Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56102-
dc.description.abstractA educação ambiental (EA) associada à escola envolvendo os problemas ambientais locais, tende a possibilitar ações que venham mitigar fatores que vêm contribuindo para alterações climáticas, tais como os resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental Crítica na formação dos estudantes da Educação Básica numa escola pública, usando como problemática os problemas socioambientais locais do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A coleta de dados partiu de uma oficina pedagógica subdividida em 02 partes: a) aplicação de um questionário com a participação de 22 alunos para analisar as concepções prévias dos estudantes sobre questões ambientais associadas a economia local; b) produção de um material didático que abordasse os problemas socioambientais locais a partir de uma divulgação científica. A análise do questionário foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender que os problemas ambientais estavam associados não apenas ao lixo gerado nas residências, mas também a toda indústria têxtil que movimenta a cidade. Ademais, o material educativo, estruturado pelos grupos e socializado nas redes sociais, foi de suma importância para o levantamento, discussão, reflexão e possibilidade para uma mudança de costumes hábitos da comunidade escolar campo de pesquisa, cuja economia tem como base, principalmente, a indústria têxtil. Diante disso, se conclui que ações na escola com intuito de levar uma reflexão aos estudantes são de suma importância para contribuir com o processo de formação dos alunos como cidadãos integrantes da sociedade, além disso, foi de grande importância levantar as questões locais que estão próximas dos alunos, pois teve o intuito de familiarizar e contextualizar as situações locais presentes no município de Santa Cruz do Capibaribe- PE.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambiental. . . Percepção Ambiental.pt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectImpactos Ambientaispt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.titleUso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do Agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Valdemir Fernando da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4165447877984660pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education (EE) associated with schools revolving around local environmental issues tends to enable actions that mitigate contributing factors to climate change such as solid waste. The research aimed to understand the importance of Critical Environmental Education in the formation of Basic Education students in a public school, using the local and socio-environmental problems of Santa Cruz do Capibaribe-PE as a problematic focus. The data collection began with a pedagogical workshop divided in 02 parts: a) a survey form was applied to with 22 students to analyze their prior conceptions about environmental issues associated with the local economy; b) a production of an educational material addressing local socio-environmental problems based on scientific dissemination. The analysis of the survey revealed that students understood that the environmental problems were associated not only with household waste but also with the entire textile industry that is the main economic source of the city. Additionally, the educational material structured by the groups and shared on social networks, was of paramount importance for the survey, discussion, reflection, and possibility for a change in habits in the school community whose economy is primarily based on the textile industry. Therefore, it is concluded that actions that aims at fostering reflection among students in school are important to contribute to the students' formation process as integrated citizens in society. At last, it was crucial to raise awareness of local issues since these problems are close to students’ reality, having as objective the familiarization and contextualizing of the local situations that are present in the county of Santa Cruz do Capibaribe-PE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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