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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorVERAS, José Mateus Queiroz de Arruda-
dc.date.accessioned2024-04-25T15:37:04Z-
dc.date.available2024-04-25T15:37:04Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2024-04-24-
dc.identifier.citationVERAS, José. Construção de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56099-
dc.description.abstractDesde o final do século XIX, com a grande difusão da “cultura pop” ao redor do mundo surgiram várias tendências, dentre elas as Histórias em Quadrinhos - HQs que a depender da região na qual foram desenvolvidas carregam características particulares em sua construção (IWATA & LUPETTI, 2012). Se trata de um tipo de história na qual utiliza de elementos visuais e narrativos dos quais instigam a leitura, curiosidade e interesse de quem entra em contato. Também podemos utilizá-la para fins de divulgação científica, que tem por finalidade simplificar a linguagem científica e torná-la acessível a todos os diversos públicos existentes. (IWATA & LUPETTI, 2012). Tendo isso em vista, a presente pesquisa, de caráter qualitativo tem como objetivo investigar as potencialidades do uso da Histórias em Quadrinhos para alfabetização científica de alunos do 9º ano do ensino fundamental utilizando o conteúdo de partículas atômicas. Com esse intuito, acompanharemos a aplicação de uma sequência didática elaborada ao modelo de (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), que consiste na divisão de quatro etapas. São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final. Ao decorrer de cada etapa o objetivo será identificar indícios da Alfabetização Científica - AC segundo os pressupostos de Chassot, 2003 e elementos de ludicidade salientados por Soares, 2016. A análise foi realizada a partir da produção dos alunos e uma entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram a importância de ações didáticas que promovam autoria dos alunos, como na produção de História em Quadrinhos - HQs, em expressar suas impressões mobilizar e conhecimentos em um contexto. Contudo revela também que a mera produção (o fazer) não garante a ruptura do paradigma de pensar o conhecimento apartado do seu contexto. Nesse caso é fundamental a reflexão (o pensar) sobre a produção para prover uma real integração do conhecimento a seu contexto.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleConstrução de Histórias em quadrinhos em química: uma proposta metodológica para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental a partir do lúdico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1488722029854747pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxSince the end of the nineteenth century, with the great diffusion of "pop culture" around the world, several trends have emerged, among them Comic Books – CB comics that, depending on the region in which they were developed, carry particular characteristics in their construction (IWATA & LUPETTI, 2012). It is a type of story in which it uses visual and narrative elements that instigate the reading, curiosity and interest of those who come into contact. We can also use it for the purpose of scientific dissemination, which aims to simplify scientific language and make it accessible to all the various existing audiences (IWATA & LUPETTI, 2012). With this in mind, the present qualitative research aims to investigate the potential of the use of Comics for scientific literacy of students in the 9th grade of elementary school using the content of atomic particles. To this end, we will follow the application of a didactic sequence elaborated to the model of (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), which consists of the division of four stages. They are: presentation of the situation, first production, construction of the modules and final production. During each stage, the objective will be to identify signs of Scientific Literacy - SL according to the assumptions of Chassot, 2003 and elements of playfulness highlighted by Soares, 2016. The analysis was carried out based on the students' production and a semi-structured interview. The results pointed out the importance of didactic actions that promote students' authorship, such as in the production of comics, in expressing their impressions, mobilizing and knowledge in a context. However, it also reveals that mere production (doing) does not guarantee the rupture of the paradigm of thinking about knowledge apart from its context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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