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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56081

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Jose Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, Felix Joao da-
dc.date.accessioned2024-04-24T14:54:50Z-
dc.date.available2024-04-24T14:54:50Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-08-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Felix João da. Ensino da química e educação das relações étnico-raciais: dialogando com licenciandos em química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56081-
dc.description.abstractAtualmente verificam-se grandes diálogos sobre a cultura da África, e contribuição dos povos africanos. Com a criação da Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2023 contribuiu para esse fato, que como cita a Lei é obrigatório o estudo da cultura africana e afro-brasileira ficando a cargo das disciplinas de literatura e/a história e educação artística, mas não deve ser abordado apenas por estas e sim pelas demais disciplinas que fazem parte da escola. Nessa reflexão, o presente trabalho tem o objetivo geral de investigar a compreensão dos estudantes do 7º ao 10º períodos do curso de licenciatura em química sobre a Lei 10.639 de 2003 o ensino da química e a etnoquímica. E como objetivos específicos analisar a compreensão dos estudantes do curso de química sobre a Lei 10.639/03 desse grupo de licenciandos; e analisar as concepções da etnoquímica como possibilidade do ensino da química na educação básica. Esse trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, se classificando como uma pesquisa exploratória, de natureza básica do tipo etnográfica. Para coleta de dados foi utilizado a pesquisa bibliográfica e o formulário Google forms. A população da pesquisa foi o grupo de licenciandos do curso de química da Universidade Federal do Agreste que estivesse cursando do 7º período ao 10º. Com esse estudo concluiu-se que é de grande importância ter disciplinas que abordem a Lei citada, bem como incentivar a participação dos docentes em formação continuada a participar de grupos de pesquisa que estudem e dialogam com a cultura africana, que façam intervenções mostrando à contribuição do povo preto, e importância dos movimentos sociais negros que possam contribuir com a escola.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectEtnoquímicapt_BR
dc.subjectEnsino da químicapt_BR
dc.subjectRelação étnico- racialpt_BR
dc.titleEnsino da química e educação das relações étnico-raciais: dialogando com licenciandos em química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxCurrently there are great dialogues about the culture of Africa, and the contribution of African people. With the creation of Law 10,639 of January 9, 2023, it contributed to this fact, which, as mentioned in the Law, is mandatory for the study of African and Afro-Brazilian culture, being the responsibility of the disciplines of literature and/a history and artistic education, but not it should be addressed only by these but by the other subjects that are part of the school. In this reflection, the present work has the general objective of investigating the understanding of students in the 7th to 10th periods of the chemistry degree course about Law 10,639 of 2003, the teaching of chemistry and ethnochemistry. And as specific objectives to analyze the understanding of chemistry students about Law 10.639/03 of this group of undergraduates; and analyze the concepts of ethnochemistry as a possibility for teaching chemistry in basic education. This work presents a qualitative approach, classifying itself as exploratory research, of a basic ethnographic nature. For data collection, bibliographic research and the Google forms form were used. The research population was the group of undergraduate chemistry students at the Federal University of Agreste who were studying from the 7th to the 10th period. With this study it was concluded that it is of great importance to have subjects that address the aforementioned Law, as well as encouraging the participation of teachers in continuing education to participate in research groups that study and dialogue with African culture, that make interventions showing the contribution of black people, and the importance of black social movements that can contribute to the school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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