Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56049

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorSILVA, Joyce Monteiro Lima da-
dc.date.accessioned2024-04-22T22:34:42Z-
dc.date.available2024-04-22T22:34:42Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Monteiro Lima da. Ludicidade e educação: a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo nas crianças da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56049-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, com foco na importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os autores Vygotsky, Wallon, Piaget e Winnicott, além da análise de trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), mais especificamente aqueles relacionados ao grupo de trabalho (GT-09) voltado para a Educação Infantil. O objetivo deste estudo foi analisar a importância do lúdico como opção metodológica no processo de ensino e aprendizagem, com base em literatura e trabalhos acadêmicos apresentados no CONEDU. Por fim, por meio de metodologia qualitativa, são apresentadas discussões sobre a temática abordada, visando fornecer suporte metodológico consistente a todos aqueles interessados em pesquisar nesta área ou em áreas correlatas. Este estudo confirma a importância da ludicidade na educação de forma geral, especialmente na educação destinada às crianças. Entre os principais achados, destaca-se a conclusão de que os jogos e brincadeiras promovem o desenvolvimento integral do aluno e contribuem positivamente para o processo de aprendizagem. Além disso, desmistifica-se a ideia de que o brincar sem um propósito claro seja considerado ludicidade, entendendo-se que a brincadeira deve ser incorporada à sala de aula como uma ferramenta de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleLudicidade e educação: a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo nas crianças da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joyce Monteiro Lima da Silva .pdf538,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons