Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56049
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Fernanda Sardelich | - |
dc.contributor.author | SILVA, Joyce Monteiro Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T22:34:42Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T22:34:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Joyce Monteiro Lima da. Ludicidade e educação: a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo nas crianças da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56049 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, com foco na importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças. Para isso, foram utilizados como referencial teórico os autores Vygotsky, Wallon, Piaget e Winnicott, além da análise de trabalhos publicados no Congresso Nacional de Educação (CONEDU), mais especificamente aqueles relacionados ao grupo de trabalho (GT-09) voltado para a Educação Infantil. O objetivo deste estudo foi analisar a importância do lúdico como opção metodológica no processo de ensino e aprendizagem, com base em literatura e trabalhos acadêmicos apresentados no CONEDU. Por fim, por meio de metodologia qualitativa, são apresentadas discussões sobre a temática abordada, visando fornecer suporte metodológico consistente a todos aqueles interessados em pesquisar nesta área ou em áreas correlatas. Este estudo confirma a importância da ludicidade na educação de forma geral, especialmente na educação destinada às crianças. Entre os principais achados, destaca-se a conclusão de que os jogos e brincadeiras promovem o desenvolvimento integral do aluno e contribuem positivamente para o processo de aprendizagem. Além disso, desmistifica-se a ideia de que o brincar sem um propósito claro seja considerado ludicidade, entendendo-se que a brincadeira deve ser incorporada à sala de aula como uma ferramenta de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e educação: a importância do lúdico no desenvolvimento cognitivo nas crianças da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3334230123280583 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joyce Monteiro Lima da Silva .pdf | 538,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons