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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56034

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Tiago Felipe de Abreu-
dc.contributor.authorSANTOS, Mathews Lima dos-
dc.date.accessioned2024-04-22T19:32:43Z-
dc.date.available2024-04-22T19:32:43Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Mathews Lima dos. Investigação da soldabilidade pela metodologia Box-Behnken e da suscetibilidade à fragilização por metal líquido de chapas galvanizadas de aço DP 600 utilizando o processo GMAW. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56034-
dc.description.abstractA larga utilização de aços avançados de alta resistência no setor automotivo se dá em virtude das características destes materiais, como elevada resistência mecânica, alta ductilidade e boa resistência ao impacto. Assim, chapas finas podem ser utilizadas, reduzindo o peso dos veículos, levando à menor emissão de poluentes, sem renunciar à segurança veicular. Para evitar a degradação das propriedades mecânicas durante os processos de fabricação, pesquisadores são impelidos à busca do entendimento dos fenômenos decorrentes dos processos de união destes materiais. Neste sentido, esta tese de doutorado tem por objetivo otimizar e validar parâmetros de soldagem de chapas finas de aço Dual-Phase galvanizado a quente durante a soldagem robotizada GMAW e avaliar a suscetibilidade das juntas soldadas com elevado nível de restrição à fragilização por metal líquido. O metal de base como recebido foi caracterizado pelas técnicas de microscopia ótica e eletrônica de varredura, bem como difração de raios-X. Valores otimizados dos parâmetros de soldagem foram definidos mediante uso da metodologia Box-Behnken e o teste circular-patch foi utilizado para avaliar a sensibilidade ao trincamento das juntas soldadas. Os resultados deste estudo mostraram que o metal de base apresenta uma microestrutura bastante refinada, com ilhas de martensita (com fração volumétrica igual a 15,62% ± 5,61) dispersas em uma matriz ferrítica. A espessura média do revestimento é igual a 7 ± 1 μm e há uma camada interfacial de alumínio entre o aço e o revestimento. O delineamento de experimentos mostrou que não existe efeito combinado entre os parâmetros que modifique as respostas energia de soldagem, extensão de ZTA e dureza próximo da interface ZTA/ZF; mas a resposta massa adicionada possui interação de segunda ordem para o fator velocidade de soldagem. As juntas soldadas apresentaram um pico de dureza próximo da interface ZTA/ZF, devido à formação de martensita em ripas; ademais, apresentaram queda de dureza na ZTA subcrítica devido ao revenimento da martensita. Porosidades foram encontradas em amostras de maior energia de soldagem devido ao aprisionamento do vapor de Zn durante a soldagem. Todas as respostas aferidas para os parâmetros otimizados se encontraram dentro do intervalo de predição, corroborando com a confiabilidade do modelo proposto. Além disso, as juntas soldadas apresentaram baixa ou nenhuma suscetibilidade à fragilização por metal líquido – fato provavelmente relacionado ao reduzido tempo em elevadas temperaturas, à ação da camada interfacial de alumínio e/ou à microestrutura refinada do aço DP 600.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectPlanejamento experimentalpt_BR
dc.subjectFragilização por metal líquidopt_BR
dc.subjectAço dual-phasept_BR
dc.subjectGMAWpt_BR
dc.titleInvestigação da soldabilidade pela metodologia Box-Behnken e da suscetibilidade à fragilização por metal líquido de chapas galvanizadas de aço DP 600 utilizando o processo GMAWpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Renato Alexandre Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7908949948976515pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200553486822519pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of advanced high-strength steels (AHSS) in the automotive industry is due to the characteristics of these materials, such as high mechanical strength, high ductility, and good impact resistance. Thus, thin sheets can reduce the weight of vehicles and reduce greenhouse gas emissions, keeping vehicle safety. To avoid a decrease in mechanical properties during manufacturing processes, researchers are driven to seek to understand the issues arising from the processes of joining these metals. Therefore, this original research aims to optimize and validate welding parameters of zinc-coated DP 600 thin sheets during Gas Metal Arc Welding and evaluate the susceptibility of welded joints to LME. The as-received base metal was characterized by optical and scanning electron microscopy techniques, as well as X-ray diffraction. Optimized values of the welding parameters were defined using the Box-Behnken Design and the circular-patch test was used to evaluate the sensitivity to cracking of the welded joints. The results showed that the base metal has a very refined microstructure, formed by a ferrite matrix in which martensite (15,62% ± 5,61) and a small amount of retained austenite are homogeneously dispersed. The average coating thickness is 7 ± 1 μm and there is an Al interlayer between the steel and the coating. The design of experiments showed that there is no combined effect between the welding parameters that modifies the responses heat input, HAZ extension and hardness near the ZTA/ZF interface; but the added mass response has a second- order interaction related to welding speed factor. The welded joints present a hardness peak at the at the HAZ/FZ interface, due to the formation of lath martensite; moreover, they showed a softened zone due to martensite tempering. Porosities were found in samples with higher heat input due to the trapping of Zn vapor during welding. All responses (outputs) measured for the optimized parameters were within the prediction range, corroborating the reliability of the proposed model. Furthermore, the welded joints showed low or no susceptibility to LME. This is probably related to the reduced time at high temperatures, the action of the Al interfacial layer and/or the refined microstructure of DP 600 steel.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1438381290031148pt_BR
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