Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5602

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaula Cabral Seixas Costa, Ana pt_BR
dc.contributor.authorMendes de Farias Lopes, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:40:35Z-
dc.date.available2014-06-12T17:40:35Z-
dc.date.issued2009-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMendes de Farias Lopes, Mariana; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Modelos de criticidade e de priorização de processos de negócio - proposta para uma empresa do setor elétrico. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5602-
dc.description.abstractEste trabalho visa propor sistemáticas para compor um modelo maior de gestão por processos capazes de auxiliar o gestor na identificação dos que são críticos, dentro de um rol de processos de negócio, e priorizá-los mediante critérios específicos concebidos. Os modelos aqui propostos são o Modelo de Crititicidade de Processos e o Modelo de Priorização de Processos. O Modelo de Criticidade teve como base os fundamentos da qualidade, da Fundação Nacional da Qualidade, cujo modelo de gestão é aplicado atualmente em diversas organizações para auto-avaliação da gestão. Tem um foco mais estratégico, pois avalia a gestão sob oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Pessoas, Processos, Informação e Conhecimento, Clientes, Sociedade e Resultados. Já o Modelo de Priorização de Processos tem um foco mais operacional e avalia os processos de acordo com as especificidades da empresa e quais os aspectos que mais influenciam na tomada de decisão como, por exemplo, o patrocínio da alta gestão na execução do processo, se o mesmo atende a exigências legais, se tem impacto ou relacionamento direto com os clientes e demais stakeholders, entre outros critérios. Para validação dos modelos propostos, utilizou-se de simulações para aplicação de cada um em uma empresa do Setor Elétrico Brasileiro: a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf. Além disso, para efeito da aplicação, foram considerados os processos de tecnologia da informação da Chesf, visto que já estavam mapeados e tiveram suas maturidades mensuradas. Na análise dos resultados da aplicação foram consideradas a natureza dos processos, as características da empresa e as especificidades dos processos no âmbito da mesma e no contexto atual. E, finalmente, as principais conclusões desta proposta e sua aplicação, as vantagens que podem ser extraídas desses modelos, os pontos de melhoria e sugestões para trabalhos futurospt_BR
dc.description.sponsorshipCompanhia Hidro Elétrica do São Franciscopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPriorizaçãopt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectFundamentos da qualidadept_BR
dc.titleModelos de criticidade e de priorização de processos de negócio - proposta para uma empresa do setor elétricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo715_1.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons