Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56017

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorPIMENTEL, Joao Lucas Bezerra-
dc.date.accessioned2024-04-19T15:12:14Z-
dc.date.available2024-04-19T15:12:14Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.citationPimentel, João Lucas Bezerra. A educação ambiental no projeto político pedagógico na escola para a formação do estudante cidadão/ João Lucas Bezerra Pimentel - Caruaru, 2024. 30p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56017-
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) assume um papel crucial na formação de cidadãos críticos e conscientes diante dos desafios socioambientais contemporâneos. A pesquisa tem como objetivo investigar como é abordado a Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Escola Pública de Ensino Médio de Caruaru-PE associada a visão do Gestor. Assim, enquadra-se como uma pesquisa básica, de natureza qualitativa e documental. A coleta de dados partiu da análise do PPP e entrevista semiestruturada com a gestora da escola. Corroborando, o estudo tende a contribuir para o debate sobre a EA na formação cidadã de estudantes do Ensino Médio. Visto que foi possível observar que o PPP e gestão escolar trazem uma preocupação quanto ao uso sustentável dos recursos naturais; necessidade de inclusão da temática no ambiente escolar considerando a realidade escolar.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA educação ambiental no projeto político pedagógico na escola para a formação do estudante cidadão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1537139895011634pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental Education (EE) plays a crucial role in training critical and aware citizens in the face of contemporary socio-environmental challenges. The research aims to investigate how Environmental Education is approached in the Pedagogical Political Project (PPP) of a Public High School in Caruaru-PE associated with the Manager's vision. Thus, it is considered basic research, qualitative and documentary in nature. Data collection was based on PPP analysis and a semi-structured interview with the school manager. Corroborating, the study tends to contribute to the debate on EA in the citizenship training of high school students. Since it was possible to observe that the PPP and school management bring a concern regarding the sustainable use of natural resources; need to include the topic in the school environment considering the school reality.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7801-124Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - 2.pdf628,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons