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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55988
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Amanda Vannessa Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T11:37:56Z | - |
dc.date.available | 2024-04-18T11:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Amanda Vannessa Alves de. Dimensões e competências lúdicas: um olhar sobre os saberes docentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55988 | - |
dc.description.abstract | O referido trabalho teve o objetivo de investigar quais as dimensões e competências que os professores de Matemática apresentam a respeito da ludicidade, mais especificamente dos jogos e como os saberes docentes estão articulados à utilização do lúdico. Como suporte teórico, utilizamos os estudos sobre as Dimensões e as Competências Lúdicas de Lima, juntamente com os Saberes Docentes de Tardif. A temática desse trabalho é relevante, visto que se faz necessário discutir sobre como foi ou está sendo desenvolvida a formação dos professores e os estudos realizados acerca da temática. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, utilizamos na primeira etapa de coleta um questionário que foi aplicado com oito professores que ensinam Matemática da Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos, no município de Passira-PE, e, em seguida, realizamos a segunda etapa com o grupo focal, no qual quatro participantes compartilharam suas experiências em uma entrevista semiestruturada relatando a pós aplicação de um jogo em suas aulas de Matemática. A análise de dados foi feita por meio de categorizações das Dimensões e Competências Lúdicas e com os saberes docentes, a fim de mostrar as tendências em relação ao pensamento lúdico, aos saberes docentes e as lacunas existentes na formação. Os resultados obtidos apontaram que as Dimensões e Competências Lúdicas são bem compreendidas pelos participantes e que, apesar das adversidades e das demandas da profissão docente, os partícipes entendem a importância da utilização da ludicidade, das possibilidades de instigar os estudantes a participarem cada vez mais das aulas e de desenvolverem o raciocínio lógico. Com relação às Dimensões Lúdicas, as que mais foram evidenciadas nas percepções dos participantes foram às dimensões “Educacional”, “Diversão e Prazer” e “Cultural”. Já as Competências Lúdicas, ressaltamos as de “Planejamento”, “Formação Lúdica e “Aplicação”. A respeito dos saberes docentes os mais evidenciados foram os saberes “Curriculares” e os “Experienciais” por levarem em consideração os currículos escolares, os objetivos, conteúdos e métodos que devem ser aplicados, além das suas experiências em sala de aula. No que concerne a entrevista, observamos que a relação teoria e prática coincidem devido aos participantes destacarem que há necessidade de desenvolver a atividade lúdica que esteja relacionada à apreensão do conteúdo, a instigação do raciocínio lógico e da capacidade de interação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Dimensões | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Dimensões e competências lúdicas : um olhar sobre os saberes docentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1000455081633321 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aforementioned work aimed to investigate what dimensions and skills Mathematics teachers present regarding playfulness, more specifically games, and how teaching knowledge is linked to the use of playfulness. As theoretical support, we used studies on Lima's Playful Dimensions and Skills, together with Tardif's Teaching Knowledge. The theme of this work is relevant, as it is necessary to discuss how teacher training was or is being developed and the studies carried out on the subject. As this is a qualitative research, in the first stage of collection we used a questionnaire that was applied to eight teachers who teach Mathematics at Escola Municipal Maurina Rodrigues dos Santos, in the municipality of Passira-PE, and then we carried out the second stage with the focus group, in which four participants shared their experiences in a semi-structured interview reporting the post-application of a game in their Mathematics classes. Data analysis was carried out through categorizations of Playful Dimensions and Skills and teaching knowledge, in order to show trends in relation to playful thinking, teaching knowledge and existing gaps in training. The results obtained showed that the Playful Dimensions and Competencies are well understood by the participants and that, despite the adversities and demands of the teaching profession, the participants understand the importance of using playfulness, the possibilities of encouraging students to participate more and more in classes and develop logical reasoning. Regarding the Playful Dimensions, those that were most evident in the participants' perceptions were the “Educational”, “Fun and Pleasure” and “Cultural” dimensions. As for Playful Skills, we highlight “Planning”, “Playful Training and “Application”. Regarding teaching knowledge, the most evident were “Curricular” and “Experiential” knowledge, as they take into account school curricula, the objectives, content and methods that must be applied, in addition to their experiences in the classroom. Regarding the interview, we observed that the relationship between theory and practice coincide due to the participants highlighting that there is a need to develop playful activity that is related to the apprehension of the content, the instigation of logical reasoning and the ability to interact. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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