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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55938

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aline Silva de-
dc.date.accessioned2024-04-16T11:43:08Z-
dc.date.available2024-04-16T11:43:08Z-
dc.date.issued2024-01-18-
dc.date.submitted2024-03-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aline Silva de. Validação de vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníase. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco) - Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55938-
dc.description.abstractIntrodução: A aplicabilidade da educação em saúde é fundamental na promoção do autocuidado aos acometidos pela hanseníase, sobretudo para promover melhorias na qualidade de vida. À vista disso, existem as tecnologias educacionais em saúde que auxiliam o processo de concretização da aquisição do conhecimento de forma atrativa, dinâmica e assertiva. Objetivo: Validar o vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníase aos indivíduos acometidos pela hanseníase. Método: Estudo metodológico de validação do vídeo educacional. Primeiramente, validou-se com 16 juízes da área de saúde, educação e comunicação, os quais foram selecionados por meio do Lattes a fim de responderem eletronicamente, via Google Forms, o instrumento de coleta de dados adaptado com questões destinadas a avaliar a aparência, o conteúdo, a relevância, a linguagem e sugestões/considerações para adequação dos itens. Posteriormente, presencialmente, validou-se com o público-alvo, composto por 7 participantes do grupo do autocuidado do Distrito Sanitário IV de Recife/PE. Para validação dos itens do vídeo educacional, estipulou-se o Índice de Validade do Conteúdo (IVC) maior ou igual a 0,80 para os juízes e público-alvo. As demais etapas foram a análise dos dados e ajustes necessários do vídeo educacional. Este projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco e aprovado, sob parecer nº 5.775.734. Resultados: Na validação pelos juízes, verificou-se que os índices da dimensão aparência, conteúdo, relevância e linguagem verbal atingiram valores acima de 0,80 e, consequentemente, o SCVI/Ave também. Outrossim, em relação à validação pelo público-alvo, analisou-se que todos os índices alcançaram um I-CVI de 1,0, dando SCVI/Ave de 1,0, acima do estipulado neste estudo. Conclusões: Concluiu-se que o vídeo é válido, viável e útil para aplicabilidade na educação em saúde e promoção do autocuidado dos indivíduos acometidos pela hanseníase.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPessoa com incapacidade físicapt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.titleValidação de vídeo educacional para prevenção de incapacidades advindas da hanseníasept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Karla Pires Moura-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5545821837370288pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1138326761013745pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The applicability of health education is fundamental in promoting self-care for those affected by leprosy, especially to promote improvements in quality of life. In view of this, there are health educational technologies that help the process of achieving knowledge acquisition in an attractive, dynamic and assertive way. Objective: Validate the educational video to prevent disabilities resulting from leprosy for individuals affected by leprosy. Method: Methodological study to validate the educational video. Firstly, it was validated with 16 judges from the health, education and communication areas, who were selected through Lattes in order to respond electronically, via Google Forms, to the data collection instrument adapted with questions designed to evaluate appearance, the content, relevance, language and suggestions/considerations for adapting the items. Subsequently, in person, it was validated with the target audience, made up of 7 participants from the self-care group of Health District IV of Recife/PE. To validate the items in the educational video, a Content Validity Index (CVI) greater than or equal to 0.80 was stipulated for the judges and target audience. The remaining steps were data analysis and necessary adjustments to the educational video. This project was submitted to the Research Ethics Committee of the Health Sciences Center of the Federal University of Pernambuco and approved, under opinion no. 5,775,734. Results: In validation by the judges, it was found that the appearance, content, relevance and verbal language dimension indices reached values above 0.80 and, consequently, the SCVI/Ave as well. Furthermore, in relation to validation by the target audience, it was analyzed that all indices achieved an I-CVI of 1.0, giving SCVI/Bird of 1.0, above that stipulated in this study. Conclusions: It was concluded that the video is valid, viable and useful for applicability in health education and promotion of self-care for individuals affected by leprosy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5693560248824930pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6986-8591pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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