Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorASSIS, Julio Thomaz de-
dc.date.accessioned2024-04-15T16:38:00Z-
dc.date.available2024-04-15T16:38:00Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.citationASSIS, Júlio Thomaz de. O uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Química - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924-
dc.description.abstractDada a importância das mídias digitais como potenciais favorecedores de uma aprendizagem significativa, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições dessas mídias para o ensino significativo de transformações químicas com estímulo à interação dialógica. A pesquisa foi realizada a partir do uso de trechos retirados de três diferentes mídias (Breaking Bad, Dr. Stone e Fullmetal Alchemist: Brotherhood) para reprodução em aula temática, no formato remoto, que foi gravada para posterior análise. Cinco alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Taquaritinga do Norte - PE, participaram da pesquisa, sendo 3 do 1° ano do ensino médio, 1 do 2° ano e 1 do 3° ano. As falas da aula temática foram transcritas, selecionadas e dispostas em quadros para melhor organização. Os dados foram analisados a partir de 3 diferentes óticas: a primeira quanto a mobilização de conhecimentos prévios; a segunda quanto a interação dialógica; e a terceira sobre a potencialidade das mídias como organizadores prévios. Com base nos dados coletados, foi possível compreender como as mídias potencializam a reflexão, a partir do movimento contínuo de conflitos internos (compreensão) para conflitos externos (divergência de concepções), e inversamente, estimulados pela argumentação. Por fim, evidenciamos as potencialidades das mídias como geradoras de contextos problematizados pertinentes no âmbito escolar.pt_BR
dc.format.extent121p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento préviopt_BR
dc.subjectArgumentação no ensinopt_BR
dc.subjectTransformação químicapt_BR
dc.subjectMídias no ensino de químicapt_BR
dc.titleO uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7928838891707199pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxGiven the importance of digital media as potential facilitators of meaningful learning, this study aimed to investigate the contributions of these media to the meaningful teaching of chemical transformations with a focus on dialogic interaction. The research was conducted using excerpts from three different media sources (Breaking Bad, Dr. Stone, and Fullmetal Alchemist: Brotherhood) for reproduction in a thematic class, in remote format, which was recorded for subsequent analysis. Five high school students from a public school in Taquaritinga do Norte - PE participated in the research, with 3 in the 1st year, 1 in the 2nd year, and 1 in the 3rd year. The dialogues from the thematic class were transcribed, selected, and organized into tables for better organization. The data were analyzed from three different perspectives: first, regarding the mobilization of prior knowledge; second, regarding dialogic interaction; and third, concerning the potential of media as prior organizers. Based on the collected data, it was possible to understand how media enhances reflection, from the continuous movement of internal conflicts (understanding) to external conflicts (divergence of conceptions), and conversely, stimulated by argumentation. Finally, we highlight the potential of media as generators of pertinent problematized contexts in the school environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlio Thomaz de Assis.pdf10,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons