Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | ASSIS, Julio Thomaz de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T16:38:00Z | - |
dc.date.available | 2024-04-15T16:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Júlio Thomaz de. O uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Química - Licenciatura – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55924 | - |
dc.description.abstract | Dada a importância das mídias digitais como potenciais favorecedores de uma aprendizagem significativa, este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições dessas mídias para o ensino significativo de transformações químicas com estímulo à interação dialógica. A pesquisa foi realizada a partir do uso de trechos retirados de três diferentes mídias (Breaking Bad, Dr. Stone e Fullmetal Alchemist: Brotherhood) para reprodução em aula temática, no formato remoto, que foi gravada para posterior análise. Cinco alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Taquaritinga do Norte - PE, participaram da pesquisa, sendo 3 do 1° ano do ensino médio, 1 do 2° ano e 1 do 3° ano. As falas da aula temática foram transcritas, selecionadas e dispostas em quadros para melhor organização. Os dados foram analisados a partir de 3 diferentes óticas: a primeira quanto a mobilização de conhecimentos prévios; a segunda quanto a interação dialógica; e a terceira sobre a potencialidade das mídias como organizadores prévios. Com base nos dados coletados, foi possível compreender como as mídias potencializam a reflexão, a partir do movimento contínuo de conflitos internos (compreensão) para conflitos externos (divergência de concepções), e inversamente, estimulados pela argumentação. Por fim, evidenciamos as potencialidades das mídias como geradoras de contextos problematizados pertinentes no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 121p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conhecimento prévio | pt_BR |
dc.subject | Argumentação no ensino | pt_BR |
dc.subject | Transformação química | pt_BR |
dc.subject | Mídias no ensino de química | pt_BR |
dc.title | O uso de séries como estímulo à argumentação: uma abordagem voltada à reflexão acerca dos conhecimentos prévios do conceito de transformação química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7928838891707199 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Given the importance of digital media as potential facilitators of meaningful learning, this study aimed to investigate the contributions of these media to the meaningful teaching of chemical transformations with a focus on dialogic interaction. The research was conducted using excerpts from three different media sources (Breaking Bad, Dr. Stone, and Fullmetal Alchemist: Brotherhood) for reproduction in a thematic class, in remote format, which was recorded for subsequent analysis. Five high school students from a public school in Taquaritinga do Norte - PE participated in the research, with 3 in the 1st year, 1 in the 2nd year, and 1 in the 3rd year. The dialogues from the thematic class were transcribed, selected, and organized into tables for better organization. The data were analyzed from three different perspectives: first, regarding the mobilization of prior knowledge; second, regarding dialogic interaction; and third, concerning the potential of media as prior organizers. Based on the collected data, it was possible to understand how media enhances reflection, from the continuous movement of internal conflicts (understanding) to external conflicts (divergence of conceptions), and conversely, stimulated by argumentation. Finally, we highlight the potential of media as generators of pertinent problematized contexts in the school environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlio Thomaz de Assis.pdf | 10,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons