Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55902

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUADROS, Marion Teodósio de-
dc.contributor.authorSÁ, Beatriz Yolanda Pontes de Gusmão-
dc.date.accessioned2024-04-15T13:21:02Z-
dc.date.available2024-04-15T13:21:02Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationSÁ, Beatriz Yolanda Pontes de Gusmão. Espaços de lazer e consumo LGBTQIA+: uma etnografia sobre pertencimento e ocupação da cidade com produtores de eventos e empresários de bares no Recife. 2022. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55902-
dc.description.abstractA pesquisa investigou como os espaços de lazer voltados para a população LGBTQIA+ influenciam a ocupação urbana e criam rotas de consumo no Recife contemporâneo. Ela apresenta questões sobre antropologia do consumo e a antropologia urbana na tentativa de compreender como práticas de consumo podem desenhar a ocupação do espaço urbano e a noção de pertencimento. Para tal, dois espaços de lazer localizados no que está classificado como polo de lazer LGBTQIA+ do Recife e dois eventos da produtora Golarrolê foram escolhidos para a observação: Bar do Céu, Conchittas Bar, Odara Ôdesce e Brega Naite. A escolha foi pensada a partir do tempo de existência e do conhecimento popular. Trata-se de uma etnografia utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise da rede social dos espaços e da produtora dos eventos. As entrevistas foram realizadas com empresários/as e produtores/as de lazer atuantes nos espaços e eventos escolhidos, foram eles/as: Maria do Céu, Bruno Barros, Riana Uchôa e Mozart Santos. A pesquisa abordou a construção do circuito de lazer LGBTQIA+ no centro da cidade, apontando o desenvolvimento da rota existente e de como esses locais se interligam a partir das possíveis trajetórias para a chegada e saída dos espaços e eventos observados. A razão foi compreender fatores que correlacionam o consumo dos espaços e eventos com a ocupação urbana diante das escolhas dos caminhos e pontos de apoio. E, ainda, entender as condições que facilitam ou dificultam a ocupação da cidade e dos espaços e eventos. Isso origina uma ocupação permanente e o sentimento de pertencimento em partes da cidade que destacam a população LGBTQIA+ através do lazer. A pesquisa ressalta, ainda, a ideia de consumo e de público consumidor que empresários/as e produtores/as têm a partir de questões que envolvem: a noção do nicho de mercado LGBTQIA+ e o debate sobre o pink money; a cena de lazer LGBTQIA+ na cidade; a observação do comportamento consumidor; e toda a modificação ocorrida durante a pandemia para que esses espaços e eventos se mantivessem. Alguns resultados obtidos foram: 1. há um fortalecimento do nicho de mercado de lazer LGBTQIA+ na cidade, mas essa realidade não diminui atos de preconceitos contra essa população; 2. a ampliação dos espaços e eventos geram conflitos urbanos diante da ressignificação da localidade onde se encontra o polo de lazer; 3. empresários/as e produtores/as têm problemas com fornecedores e com o poder público por causa do nicho de mercado no qual estão inseridos; 4. o debate sobre pink money apresentou a compreensão de como empresários/as e produtores/as entendem os conflitos presentes no consumo LGBTQIA+ e como eles/elas observam as diferenças no comportamento consumidor de seus clientes; e 5. a crise de covid-19 modificou as estratégias de manutenção dos espaços e eventos e fortaleceu a relação dos espaços e eventos com seus clientes, aquecendo o mercado na reabertura do pós-pandemia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectDemanda (Teoria econômica)pt_BR
dc.subjectSérie Produtorespt_BR
dc.subjectÁreas de recreaçãopt_BR
dc.subjectEspaço socialpt_BR
dc.subjectLésbicas - bissexuais - Travestis transexuais-pt_BR
dc.titleEspaços de lazer e consumo LGBTQIA+ : uma etnografia sobre pertencimento e ocupação da cidade com produtores de eventos e empresários de bares no Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMENEZES NETO, Hugo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3830251927361703pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2397198431456002pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe research investigated how leisure spaces aimed at the LGBTQIA+ population influence urban occupation and create consumption routes in contemporary Recife. It presents questions about the anthropology of consumption and urban anthropology to understand how consumption practices can design the occupation of urban space and the notion of belonging. To this end, two leisure spaces located in what is classified as LGBTQIA+ leisure center in Recife and two events by the production company Golarrrolê were chosen for observation: Bar do Céu, Conchittas Bar, Odara Ôdesce and Brega Naite. The choice was made from the time of existence and popular knowledge. It is an ethnography using participant observation, semi- structured interviews and analysis of the social network of the spaces and the producer of the events. The interviews were conducted with businessmen and leisure producers active in the chosen spaces and events, they were: Maria do Céu, Bruno Barros, Riana Uchôa and Mozart Santos. The research addressed the construction of the LGBTQIA+ leisure circuit in the city center, pointing out the development of the existing route and how these places are interconnected based on the possible trajectories for the arrival and departure of the observed spaces and events. The reason was to understand factors that correlate the consumption of spaces and events with urban occupation in view of the choices of paths and support points. And understand the conditions that facilitate or hinder the occupation of the city and spaces and events. This gives rise to a permanent occupation and a sense of belonging in parts of the city that highlight the LGBTQIA+ population through leisure. The research also highlights the idea of consumption and the consumer public that entrepreneurs and producers have based on questions that involve: the notion of the LGBTQIA+ niche market and the debate on pink money; the LGBTQIA+ leisure scene in the city; observation of consumer behavior; and all the modifications that took place during the pandemic so that these spaces and events could be maintained. Some of the results obtained were: 1. there is a strengthening of the LGBTQIA+ leisure market niche in the city, but this reality does not reduce acts of prejudice against this population; 2. The expansion of spaces and events generate urban conflicts in the face of the re-signification of the location where the leisure center is located; 3. Entrepreneurs and producers have problems with suppliers and public authorities because of the market niche in which they are inserted; 4. the debate on pink money presented an understanding of how businessmen and producers understand the conflicts present in LGBTQIA+ consumption and how they observe differences in the consumer behavior of their customers; and 5. the covid-19 crisis changed the maintenance strategies for spaces and events and strengthened the relationship between spaces and events with their customers, warming up the market in the post-pandemic reopening.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9993809791372280pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Beatriz Yolanda Pontes de Gusmão Sá.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons