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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5589

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSICSU, Abraham Benzaquenpt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Ivandro Marques dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:40:32Z
dc.date.available2014-06-12T17:40:32Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMarques da Silva, Ivandro; Benzaquen Sicsu, Abraham. Diretrizes para uma política de gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5589
dc.description.abstractA Política de Gestão do Conhecimento na Administração Pública representa a consolidação de escolhas (objetivos, princípios, ações, ..., metodologias) que orientam o futuro da organização na forma de como obter, utilizar, aprender, contribuir, avaliar, manter e descartar o conhecimento, para que esta Administração obtenha eficiência, eficácia, efetividade e qualidade na formulação e implementação de serviços públicos prestados ao cidadão e à sociedade. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE - tem buscado alternativas baseadas numa moderna gestão pública que propiciem mais celeridade, transparência e a concretude de sua missão. Assim, a presente pesquisa caracteriza o IFPE no contexto de política pública de governo, observa os desafios para uma gestão pública voltada a resultados presentes na literatura e apresenta a Gestão do Conhecimento: conceitos, modelos e iniciativas no setor público. A partir de uma pesquisa documental, bibliográfica e da pesquisa de campo realizada através da aplicação de questionários junto aos gestores do IFPE foram levantados dados que evidenciam a relação da instituição com a Gestão do Conhecimento, diagnóstico este ponto de partida para a construção de diretrizes para uma política própria do IFPE, resultado desta pesquisa. O estudo apontou perspectivas comuns a diversas abordagens da literatura sobre Gestão do Conhecimento e na prática observada de outros entes públicos, perspectivas estas ratificadas pela pesquisa de campo, que propiciaram a identificação das diretrizes para a construção da Política de Gestão do Conhecimento no IFPE. Como oportunidade de trabalhos futuros fica a efetiva construção dessa política e a identificação de um modelo para a gestão do ativo conhecimento na instituiçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiagnóstico da Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.titleDiretrizes para uma política de gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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