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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55898

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Jailma Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Heloísa Correia-
dc.date.accessioned2024-04-15T12:47:13Z-
dc.date.available2024-04-15T12:47:13Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Heloísa Correia. Educação alimentar e nutricional com adolescentes de escola pública em Recife : uma vivência pautada na educação popular em saúde . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55898-
dc.description.abstractO projeto constitui-se de uma pesquisa-ação, sendo parte integrante do projeto de extensão de natureza interdisciplinar “Promoção da saúde do escolar (quinto ciclo): Produção de materiais instrucionais lúdicos e educativos (MILEs) à luz da Educação Popular”. Sendo assim, o presente trabalho é pautado nos princípios da Promoção da Saúde, da Educação Popular em Saúde (EPS) contemplando a Segurança Alimentar e Nutricional, o Direito Humano à Alimentação Adequada. As ações foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2023, semanalmente, por professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Odontologia da UFPE . O principal objetivo foi desenvolver estratégias e metodologias educativas inovadoras em Educação Alimentar e Nutricional com os escolares, adolescentes ,do Programa Acelera de uma escola pública do Recife. Inicialmente, realizou-se diagnóstico participativo com gestores, professores e escolares adolescentes, possibilitando momentos de reflexão e identificação de problemas sociais, pedagógicos e de saúde com manifestação sobre as ações a serem desenvolvidas referentes a alimentação, nutrição, cultura de paz e saúde bucal, com adolescentes do Programa Acelera. Com essa turma foi realizado o diagnóstico participativo com atividades lúdicas, que possibilitou a identificação de temas de interesse, dos principais problemas e potencialidades de resolução e o interesse em participar do projeto. A análise reflexiva sobre esse diagnóstico foi norteadora das ações propostas, acolhendo as sugestões e apontando as potencialidades do grupo, os aspectos positivos e limitações. As estratégias e metodologias educativas, lúdicas e participativas, objetiva promover uma relação dialógica, empática e de confiança com o grupo, utilizando-se de rodas de conversas, oficinas temáticas e instrumentos lúdicos a exemplo de brincadeiras, jogos e dinâmicas. As oficinas realizadas foram: “Quebrando o gelo”; “Imaginação e memória”; “Alimentação para uma vida saudável”, “Cultura alimentar e Ecologia”; “Cultura de Paz como intervenção na violência cotidiana”. Em todo o processo os produtos gerados e os resultados de cada ação eram avaliados coletivamente, voltados a novas possibilidades de ação. Como resultados, houve interesse dos escolares pelas ações, expressaram opiniões, dúvidas, curiosidades, saberes, sentimentos e expectativas. Além disso, evidenciou-se ganhos em novos conhecimentos e em procedimentos vinculados aos temas abordados, a arte e a comunicação, por meio das produções apresentadas. A autonomia se fez presente nas opiniões/propostas de soluções viáveis diante dos problemas comunitários apontados. Destaca-se também a afirmação do protagonismo, autoconfiança e autonomia necessárias para a construção do autocuidado em saúde, além de promover o reconhecimento como sujeito de direitos e o empoderamento dos participantes. Os objetivos propostos foram alcançados satisfatoriamente, pois as estratégias pedagógicas referenciada na EPS, tem favorecido a construção de vínculos, amorosidade e fortalecimento da autoconfiança entre os participantes, possibilitando compartilhamento de saberes, aquisição de novos conhecimentos, o sentido de pertencimento, autonomia e a construção de cidadania na comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e Nutricional;pt_BR
dc.subjectSaúde do escolarpt_BR
dc.subjectEducação Popular em Saúdept_BR
dc.titleEducação alimentar e nutricional com adolescentes de escola pública em Recife : uma vivência pautada na educação popular em saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Márcia Maria Dantas Cabral de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2651039773759985pt_BR
dc.description.abstractxThe project consists of action research, being an integral part of the extension project, of an interdisciplinary nature “Promotion of school health (fifth cycle): Production of playful and educational instructional materials (MILEs) in the light of Popular Education”. Therefore, this work is based on the principles of Health Promotion, Popular Health Education (PHE) covering Food and Nutritional Security, the Human Right to Adequate Food. The actions were developed in the first semester of 2023, weekly, by teachers and students from the Nutrition and Dentistry courses at UFPE. The main objective was to develop innovative educational strategies and methodologies in Food and Nutritional Education with school children, teenagers, from the Acelera Program at a public school in Recife. Initially, a participatory diagnosis was carried out with managers, teachers and adolescent students, enabling moments of reflection and identification of social, pedagogical and health problems with a statement on the actions to be developed regarding food, nutrition, culture of peace and oral health, with teenagers from the Acelera Program. Participatory diagnosis was carried out with this class with playful activities, which enabled the identification of topics of interest, the main problems and potential for resolution and the interest in participating in the project. The reflective analysis on this diagnosis guided the proposed actions, accepting the suggestions and pointing out the group's potential, positive aspects and limitations. The educational, playful and participatory strategies and methodologies aimed to promote a dialogical, empathetic and trusting relationship with the group, using conversation circles, thematic workshops and playful instruments such as games, games and dynamics. The workshops held were: “Breaking the ice”; “Imagination and memory”; “Food for a healthy life”, “Food culture and Ecology”; “Culture of Peace as an intervention in everyday violence”. Throughout the process, the products generated and the results of each action were evaluated collectively, focusing on new possibilities for action. As a result, there was interest among students in the actions, expressing opinions, doubts, curiosities, knowledge, feelings and expectations. Furthermore, there were gains in new knowledge and procedures linked to the topics covered, art and communication, through the productions presented. Autonomy was present in the opinions/proposals of viable solutions in the face of the community problems highlighted. Also noteworthy is the affirmation of protagonism, self-confidence and autonomy necessary for the construction of self-care in health, in addition to promoting recognition as a subject of rights and the empowerment of participants. The proposed objectives were achieved satisfactorily, as the pedagogical strategies referenced in EPS have favored the construction of bonds, love and strengthening of self-confidence among participants, enabling knowledge sharing, acquisition of new knowledge, a sense of belonging, autonomy and the construction of citizenship in the school community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduationCCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

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