Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55871
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Bruna Karla Correia da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T14:58:12Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T14:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA. Bruna Karla Correia da. Ensino de ciências a partir do povo Xukuru do Ororubá (Pesqueira/Poção-PE). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55871 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo objetiva refletir dentro de sala de aula a introdução do conhecimento cultural indígena dentro do contexto de Ciências Naturais. Através da ideia do ensino de Ciências não pragmático e a ligação à sociedade com os indivíduos pertencentes a esse grupo em busca da construção de um conhecimento válido que estabeleça relações sociais, trazemos os discursos de Bybee; DeBoer (1994). Usados como referência o povo Xukuru do Ororubá (Pesqueira/Poção), residentes do estado de Pernambuco, que vem ao longo dos anos sendo inserido em instituições de ensino com o intuito de aproximar essa cultura e saberes das Ciências da Natureza. As formas como esse intercâmbio de saberes pode ser feito visando os conceitos do ensino por investigação é a vertente enfatizada por Sasseron (2012) e Carvalho (2011;2018) com o objetivo de um ensino aprendizagem baseado no incentivo à curiosidade e a autonomia dos estudantes. Dessa forma, através da discussão se foi desenvolvida sugestões de formas coesas, coerentes e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação LDBEN (1996) e Base Comum Curricular BNCC (2018) de como o desenvolvimento do aprendizado pode entrar em conjunto aos saberes dos povos indígenas na região de Pernambuco, visando um ensino de Ciências da Natureza dinâmico e social, além de priorizar a desenvoltura do senso crítico dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 62 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | indígenas | pt_BR |
dc.subject | xukuru do ororubá | pt_BR |
dc.subject | meio ambiente | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências a partir do povo Xukuru do Ororubá (Pesqueira/ Poção-PE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Edson Hely | - |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Rosely Tavares de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3055929518835854 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to reflect in the classroom the introduction of Indigenous cultural knowledge within the context of Natural Sciences. Through the idea of non-pragmatic Science Teaching and the connection to society with individuals belonging to this group in search of the construction of valid knowledge that establishes social relationships, we bring the speeches of Bybee; DeBoer (1994). Used as reference the Xukuru people of Ororubá (Pesqueira / Poção), residents of the state of Pernambuco, which has been inserted over the years in educational institutions in order to bring this culture and knowledge of the Natural Sciences closer. The ways in which this exchange of knowledge can be done aiming at the concepts of teaching by investigation is the Strand emphasized by Sasseron (2012) and Carvalho (2011;2018) with the objective of teaching learning based on encouraging curiosity and student autonomy. Thus, through the discussion, suggestions for cohesive, coherent ways were developed, in accordance with Lei de Diretrizes e Bases Nacional da Educação LDBEN (1996) and Base Comum Curricular BNCC (2018) of how the development of learning can enter together with the knowledge of indigenous peoples in the Pernambuco region, aiming at a dynamic and social teaching of Natural Sciences, in addition to prioritizing the development of students ' critical sense. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9552532754817586 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0564331936441135 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Karla Correia da Silva.pdf | 448,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons