Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55839

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Elifalety Silva Maciel-
dc.date.accessioned2024-04-11T14:48:22Z-
dc.date.available2024-04-11T14:48:22Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elifalety Silva Maciel. Práticas de ensino de leitura na alfabetização: um estudo a partir do cantinho da leitura na rotina alfabetizadora de professoras. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55839-
dc.description.abstractCom foco na compreensão de como se dão as práticas de ensino de leitura na sala de aula, este artigo objetiva, de um modo geral, investigar práticas de ensino de leitura desenvolvidas por professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do ensino fundamental em suas rotinas de alfabetização e letramento, a partir do cantinho de leitura. O estudo foi desenvolvido a partir da observação (Ludke; André, 2018), entrevista semiestruturada (Minayo, 2010), análise documental (Ludke; André, 2018) e análise de conteúdo (Bardin, 2011). A partir de Solé (1998), Kleiman (2007) e Koch e Elias (2009), discutimos sobre leitura e ensino de leitura; Souza e Cosson (2018) e Teberosky e Colomer (2003) serviram de apoio para as reflexões sobre cantinho da leitura. Os resultados indicaram que os materiais dispostos no cantinho da leitura evidenciaram a necessidade de ampliação de variedade de gêneros para as práticas de leitura, principalmente pela presença de livros de cunho moralizante que comprometem uma formação literária significativa. As práticas de ensino de leitura a partir do cantinho da leitura das professoras participantes do estudo desenvolveram-se, de modo geral, sob a prática do letramento literário, utilizando estratégias como a preparação da leitura, leitura mediada (com interrupções) e independente (reconto), visando a compreensão e a interpretação e o interesse pela leitura de forma prazerosa de seus estudantes.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectCantinho da leiturapt_BR
dc.titlePráticas de ensino de leitura na alfabetização: um estudo a partir do cantinho da leitura na rotina alfabetizadora de professoras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8162068023238706pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2_ Elifalety Silva Maciel Nascimento.pdf364,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons